Sol e vitamina D na medida certa podem garantir a saúde e o equilíbrio da pele

0
241
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Proteger a pele dos efeitos nocivos da exposição solar é fundamental, mas tomar sol na medida certa também é importante para a saúde. O segredo, então, é o equilíbrio. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a deficiência de vitamina D no organismo das pessoas é cada vez mais comum. Segundo a OMS, metade da população mundial tem menos vitamina D do que precisa. Portanto, a exposição aos raios solares de maneira responsável é indispensável.

O sol é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. Esta, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. A exposição solar também está relacionada ao bem estar, além de exercer forte influência no sistema imunológico. A quantidade certa da vitamina no organismo permite que o corpo se defenda melhor, por exemplo, das gripes e resfriados.

Claro que não é preciso “torrar no sol” para que os níveis de vitamina D no organismo fiquem estáveis. Uma simples caminhada ao ar livre já ajuda. Para ajudar o organismo a produzi-la, basta tomar de cinco a dez minutos de sol, de duas a três vezes por semana, evitando o período entre 10h e 16h. E apenas uma área do corpo pode ser exposta – braços, pernas ou costas – para que se dê a absorção da vitamina.

Embora existam diversos suplementos de vitamina D hoje no mercado, eles não substituem a função do sol. O consumo de suplementos, especialmente por quem vive em cidades e não passa muito tempo ao ar livre é bom, mas não chega a ser ideal. Os raios solares são aliados da saúde, basta saber como aproveitá-los de maneira responsável e comedida.

E já que estamos no verão, nunca é demais lembrar a importância da proteção e hidratação da pele. Redobre os cuidados na estação. Use filtro solar regularmente, além de óculos e chapéus. Sua saúde agradece e quem sai ganhando é você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui