SAMU Eunápolis divulga relatório com mais de 25 mil atendimentos em 2013

0
194

integrantes do SAMU / Eunápolis e o Sec. Mário Gontijo
integrantes do SAMU / Eunápolis e o Sec. Mário Gontijo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU 192 com suas Unidades de Suporte Avançado, de Suporte Básico e Motolância responde às necessidades de urgência em saúde da população de Eunápolis-BA e demais cidades da 8ª DIRES (Diretoria Regional de Saúde), oferecendo a melhor e mais qualificada resposta ao pedido de auxílio.

 

Em balanço sobre as atividades no ano de 2013, o SAMU divulgou um total de 25103chamadas telefônicas para o número 192, relacionados a todos os tipos de atendimentos de toda a 8ª região. Um número que chama atenção é do gráfico relacionado a atendimentos com trauma, que registraram 4885 atendimentos, sendo os meses festivos e de férias escolares com maiores números de atendimentos, atribuídos ao grande fluxo de acidentes envolvendo veículos nas BR 101 e 367.

SAMU atendendo as vitimas do acidente na Santos Dumont
SAMU atendendo as vitimas do acidente na Santos Dumont

 

Outro triste índice são os trotes, segundo relatório em 2013 foram 79. “Há estudos que comprovam que com a criação do SAMU os números de óbitos e sequelas pós traumas em urgência e emergência reduziram significativamente em todo o país. A população precisa se conscientizar que quando ela liga para o 192 passando um trote ela pode ser responsável indireta pelo óbito de outra pessoa a quem foi atrasado o atendimento. Lidamos com o salvamento de vidas e isso não é brincadeira”, explica Mário Gontijo, Secretário de Saúde de Eunápolis.

 

O Secretário acrescenta ainda que o SAMU é um dos mais importantes serviços de saúde pública prestados à população. “Os Samuzeiros são grandes guerreiros e trabalham nas 24 horas dos 365 dias do ano para salvar vidas, precisamos valorizá-los e parabenizá-los”, concluiu Mário Gontijo.

Texto: SECOM/PME

Foto  : Antonio Varjão

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui