Câmara Municipal, entre discursos e desabafos, o aumento dos professores foi aprovado.

0
202

Câmara Municipal
Câmara Municipal

Depois da chamada e da Oração do doa feita pelo vereador Pr. Robson da Farmácia, foi feita a leitura da Ordem do dia e logo a seguir o intervalo regimental. Como o portal de noticias rota51.com é o único site a reportar todas as sessões e por inteiro, embora a matéria fique um pouco longa, mas tudo que aconteceu na Câmara de vereadores nesta sessão do dia 20/02, está aqui, principalmente aquando o vereador Aderbal resolveu colocar  boca no trombone e desabafar de forma que ninguém nunca esperava, quer saber leia toda matéria e veja.

Depois do intervalo regimental foi dado ao representante da Secretária de Meio Ambiente  o sr. Melquíades Spinola, um tempo para que ele explicasse a todos, a audiência pública feita  sobre a implantação do esgotamento sanitário da cidade, já que tem que ser cumpridos todas as etapas exigidas pelo Governo para que a verba de R$ 166 milhões seja liberada para a colocação do esgotamento sanitário na cidade, nesta verba estão incluídos o abastecimento de água pela Embasa, o recolhimento de resíduos sólidos ou seja o aterro sanitário para recolher o lixo urbano e o esgotamento sanitário. Segundo Melquíades a lei federal noº 11.445/07 fala do saneamento básico, o levantamento ambiental do município, e a proposta de apresentação do plano pelas entidades, Sedur, Cei e a Embasa, que estarão na câmara logo mais. Estarão aqui todas as matérias do grande expediente como a seguir, pois no pequeno expediente houve apenas pedidos de aprovação de indicações e, falaram Zé pelanca, Pr. Robson, Tó do Cavaco, Gildair dentre outros.

Tó do Cavaco pediu a implantação de uma unidade móvel de oculista para tratamentos, dentro do programa “saúde dos olhos”, excelente indicação, pois em Eunápolis muitas pessoas necessitam de um médico oculista e não podem pagar, mesmo que o valor seja popular, faltou a inclusão de doação dos óculos, Tó falou ainda dos locutores das portas de lojas, mas este problema recém criado, é pertinente a lei 3.688 de 3 de outubro de 1941 art. 42 da lei das contravenções penais. Gildair da Telha sul fez uma denuncia grave, o entulhamento dos passeios da cidade por lojas que colocam seus mostruários nas calçadas, precisa de fiscalização. Pr. Robson pediu uma melhor conservação no parque do gravatá para pessoas que fazem ali suas caminhadas, pois quando chove as pistas ficam intransitáveis, além da conservação das pistas para maior segurança para todos.

Adelson do Alecrim,  falou que foi criticado por funcionários do município, mas disse quer gostem ou não, ele vai continuar criticando o que estiver errado e quem estiver incomodado, que conserte o que está errado. Criticou o posto de saúde do Alecrim, segundo ele a falta de soro há mais de 30 dias e criticou severamente a isenção de impostos da empresa que vai construir a 2ª etapa do “minha Casa, Minha Vida”, Adelson disse que esta isenção pode chegar á casa dos 7 milhões e meio e como um município pode viver com uma isenção desta? Segundo o vereador, se fosse uma empresa da região, menos mal, mas empresas de foram esta isenção para ele é totalmente inaceitável.

Galego do regional fez o seu pronunciamento. Tecendo criticas e elogios ao Governo Neto Guerriere, e elogiou a sua postura em ter ido varias à Brasília DF em busca de recursos para o município. Jorge Maécio falou do programa de proteção ao atleta, uma dotação orçamentária para a liga desportiva, o resgate do ginásio de esportes e neste ponto, deve entrar a Secretaria Municipal de Esportes, quando estra deverá cuidar do setor esportivo eunapolitano como num todo, mas parece que para a equipe do momento, só existe o futebol, e assim fica difícil, já que existe uma liga desportiva, que tem em Djairo Avelino e companheiros, seu maior incentivador, além disto, muita gente que carregou o esporte nas costas ficou de fora desta secretaria, Pessoas como Mário alfaiate, Jota Cruz e, o próprio Djairo e outros, parece que não existem mais, porém já estavam aqui quando outros chegaram e a secretaria de esportes, não pode jogar fora os precursores do esporte eunapolitano, pelo que se vê existe uma politicagem grande por trás disto, ainda é tempo do secretário consertar tudo isto. Jorge Maécio falou que se não houver uma explicação sobre os 80% de imposto que a Embasa cobra por conta de um esgoto sanitário que ela não recolhe e nem faz o tratamento, já que a cidade vive sobre fossas, que ele vai entrar com uma ação no Ministério Público, para que isto seja redefinido na justiça, pois a Embasa não pode cobrar por um serviço que ela não presta.

Ordem do Dia 1ª parte  (fotos Pbarbosa)
Ordem do Dia 1ª parte (fotos Pbarbosa)

Zé Pelanca  falou da feira do Juca Rosa,  da escolinha de futebol para crianças, a fim de ocupar o tempo de crianças que não tem nada o que fazer e o esporte é uma opção de lazer fundamental para todos. Zé Carlos iniciando sua ida à tribuna disse que não é um “camaleão” como muitos vereadores, elogiou Mauro Secretário de meio ambiente, mas desceu o “pau” no secretário de infra-estrutura Zé Carlos, dando conta que mandou mais 200 ofícios para a referida secretaria e não recebeu nada como resposta, e que ele acha que é uma falta de respeito para com um parlamentar. Zé Carlos falou da indicação da colocação de postes e lâmpadas na rua da Colônia até próximo aos transmissores da rádio Jornal pela escuridão ali existente e que coloca  em risco quem trafega pelo local em determinadas horas e, falou que o dia em que o secretário Zé Carlos fizer algo certo ele irá elogiar.

Ordem do Dia  2ª parte   (fotos Pbarbosa)
Ordem do Dia 2ª parte (fotos Pbarbosa)

Zé Carlos disse que tem mais de 15 anos que Eunápolis clama por esgoto sanitário e que agora, somente com a postura do Deputado Federal João Leão, que conseguiu 100% da verba o esgotamento sanitário vai sair do papel. Em aparte o vereador Aderbal, depois de um silêncio interminável resolveu falar, ou melhor, resolveu desabafar, dando conta de que a cúpula do PT está toda na cadeia, Aderbal, o vereador “São Tomé”, fez severas criticas ao governador Wagner e disse não acreditar nesta verba, e que só acredita vendo, Aderbal, parece que veio para a sessão desta 5ª feira 20/02,  para fazer o seu desabafo e não foi só isto não, em outro pronunciamento ele falou mais ainda.

Lucas Leite, dizendo que o cachimbo faz a boca torta, falou que muita gente que estava acostumada a se locupletar com dinheiro público, com o governo do PT está fora da jogada, e tem que morrer, por outro lado falou da duplicação da BR 101, dos formandos do PRONATEC, programa educacional do governo federal, e que para este programa já foram destinados 14 bilhões para todo país e que e só em Eunápolis formarão 1062 alunos do programa, prontos para o mercado do trabalho, só de Eunápolis são 910 alunos. Lucas Leite disse que o vereador Zé Carlos esqueceu de dizer que o deputado João leão é líder da Presidente  Dilma na Câmara Federal e por isto tem a liberdade de exigir determinadas prerrogativas, no caso 100% da verba para Eunápolis.

Em seu tempo o líder do governo Neto na Câmara Municipal Jota Batista falou que estes quase 200 milhões são para execuções de obras que o município espera há mais de 20 anos e, que as obras empregarão mais 3 mil empregos diretos na região, pois é a construção do esgotamento sanitário, o asfaltamento da cidade,  e elogiou a postura da Secretária de Ação Social Ciça Guerriere, pois enquanto as outras secretária promoviam a politicagem, Ciça Guerriere pratica a ação social, promovendo escolas, aprimoramento de mão de obra especializada sendo uma pessoa comprometida com as obras sociais de verdade e, depois falou sobre a isenção fiscal para empresas que virão para obras no município. Novamente o vereador Aderbal pediu um aparte e lhe foi concedido, e o homem falou igual lavadeira na beira do rio, colocando pra fora todo seu sentimento politico: “Nunca pedi emprego a deputado nenhum, nunca fui politico embora goste muito da política, nunca fui alcoólatra e nunca financiei o tráfico de drogas e nunca usei drogas.” A cúpula que ajudou a fundar o PT, está toda na cadeia, faltando prender o chefe de todos, Aderbal falou que quem ganhava R$ 800 reais para limpar esterco de elefante no zoológico, é hoje um dos maiores latifundiários do país, Aderbal falou que faliu e que sempre tratou de sua família com dignidade e, principalmente como vendedor de queijos, e ao finalizar falou que os médicos cubanos estão sendo chantageados no Brasil.

Jota Batista ao retomar a palavra disse que precisava trazer o Ministro Joaquim Barbosa para participar da sessão. Jota batista disse que nem sempre secretários vêm a Câmara e quando aparecem escutam um desabafo deste.

Da redação

Há muito que a reportagem do rota51.com vem observando, é que os vereadores em momentos importantes, como leitura da ata da sessão anterior, a leitura da Ordem do Dia, e pronunciamentos, vários vereadores saem de seus lugares, e vão fazer suas reuniões particulares, deixando o plenário vazio, depois vão votar, no que nem sabem no que estão votando, estas reuniões, como está registrado nas fotografias, não poderiam ser antes da sessão ou até mesmo no intervalo regimental? A reportagem pode até estar enganada, mas isto também, é uma falta de respeito, para com o legislativo e até mesmo para com quem está no plenário, com quem está em casa, nem se fala, é ver para crer, alguém quer contestar o fato, as fotos não mentem. Às vezes o barulho das conversas paralelas são tão fortes que o presidente do Legislativo precisa chamar a atenção do público e é assim que acontece, se o mau exemplo vem de dentro de casa.

Logo após os pronunciamentos, foi feita a votação das indicações do dia sendo todas aprovadas e depois seguiram com mais duas sessões extraordinárias para 1ªs e 2ªs votações dos projetos de lei do executivo; os projetos são os de números 04 e 05/2014, que falam sobe o repasse  de contribuição par a liga desportiva de Eunápolis, com um adendo de Jota Batista que prevê a fiscalização de utilização das verbas e, aumento dos professores, pedagogos e auxiliares, na educação. Na Ordem do Dia, as letras “AP” demonstram o que foi aprovado na  votação desta 5ª feira 20/02, sendo que outra sessão foi convocada para a próxima 5ª feira, às 08h30m, Na Câmara Municipal Av. Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.

[nggallery id=49]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui