Eunápolis fez formatura de 1062 alunos do PRONATEC, méritos da Ação Social

0
222

Ministra Campelo, Gov Wagner, Pref Neto e a Sec Ciça Guerriere (fotos Pbarbosa)
Ministra Campelo, Gov Wagner, Pref Neto e a Sec Ciça Guerriere (fotos Pbarbosa)

Embora seja um programa do Governo Federal, é necessário que a Secretaria de Ação Social atualmente dirigida pela 1ª dama Ciça Guerriere, faça um trabalho extenuante e que em seus mínimos detalhes tenha condições de contemplar tantos alunos quanto os que formaram hoje, 6ª feira 21/02, só de Eunápolis foram 960 alunos com cursos variados.

A presença do Governador do Estado Jaques Wagner e, da Ministra  de Estado do Desenvolvimento Social e Combate a fome Tereza Campelo, veio dar ao prefeito Neto Guerriere e a secretária Ciça Guerriere o respaldo da competência administrativa que Eunápolis está começando a conhecer.

Nem todos receberam os seus diplomas no momento, os formando foram representados por alunos de cada curso ministrado durante todo tempo, representando os formandos em balconista de farmácia, o diplomado foi Edmar Santos; Auxiliar administrativa a representante da turma foi Adriana Cunha; Auxiliar administrativo o representante da turma foi Samuel Braga; em montagem e manutenção de micro o representante da turma foi Sebastião Silva; o sub-gerente do Hotel Porto Nápolis Domingos, no momento da formatura assinou a carteira de uma formanda em auxiliar de cozinha e, que foi premiada com eu primeiro emprego após a sua formatura.

Antes da entrega dos diplomas, falaram o chefe da casa civil do Governo do Estado Rui Costa e homem da confiança de Gov. Wagner como seu sucessor ao governo do Estado, Rui Costa enalteceu a utilidade do curso, elogiou a postura do gov. Wagner e da presidente Dilma Rousseff em relação ao curso Pronatec que já vem ganhando corpo em todo país, sendo a Bahia o 3º Estado que mais forma e diploma jovens pelo Pronatec.

Em seguida falou o prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco, que além de elogiar o curso ainda veio prestigiar os formandos de sua cidade. Para João Bosco, o Pronatec hoje é uma referencia em cursos profissionalizantes em todo país e que ainda permite uma pequena ajuda de custo aos estudantes.

O prefeito de Eunápolis não discursa, mas o faz de forma tão pessoal espontânea que muita gente ainda não percebeu que quando Neto discursa, é como se ele falasse distintamente para cada pessoa, é como se ele dialogasse com cada a sua frente e isto torna o seu discurso mais personalizado e nesta noite, ele falou do Pronatec, do apoio aos alunos e da importância do curso na vida de cada um e, por isto ele quer que a secretaria de ação social dê todo apoio ao curso no sentido de manter o jovem dentro da sala de aula e que cada um possa quando terminar o curso, ter uma nova visão profissional dentro do contexto social de cada região.

Antes de terminar o seu pronunciamento, o prefeito Neto Guerriere num gesto de chefe do Executivo eunapolitano, entregou ao Governador Wagner, uma placa de prata de agradecimento e um medalhão em comemoração aos 25 anos de emancipação politico administrativa da cidade. O mesmo gesto foi feito em relação à Ministra Tereza Campelo junto com um buquê de flores entregue pela 1ª dama e secretária de ação social Ciça Guerriere, outra placa foi entregue a uma das mais batalhadoras representantes do Pronatec na cidade.

Antes de tudo o governador recebeu a imprensa e a reportagem do rota51.com fez duas perguntas, a 1ª é da promessa da UTI do HGE que ele prometeu e agora está sendo feita sem q2ue ele nem mesmo tenha conhecimento disto, o governador falou, explicou, mas já em final de governo a pergunta foi feita somente para que ele saiba que ele prometeu e não fez e que a cidade não esqueceu d promessa não cumprida, e quando a segurança ele falou que 14 mil novos policiais estão sendo contratados, mais viaturas foram adquiridas através de terceirização, mas a reportagem lembrou ao governador que Eunápolis não recebeu nem as viaturas e nem mais policiais e, que além de tudo a 7ª CIPM ainda mantem os batalhões de Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga além de Eunápolis. O govenador falou que o programa de segurança “Pacto pela Vida” reduziu em 8% o numero de homicídios e em algumas regiões a redução foi de 100%, mas que o tráfico de drogas ainda é o grande pesadelo dos governantes. E que a contratação de mais policiais, esbarra na Lei de Responsabilidades fiscal, e que há necessidade da contratação de mais médicos, mais policiais, e o que ajuda muito no combate a criminalidade além dos cursos são os centros integrados de convivência e os programas de capacitação profissional.

Ao final de tudo, o Govenador Jaques Wagner foi ao público para algumas fotos com  alguns alunos e depois a ministra Tereza Campelo deu uma entrevista coletiva falando do curso e da formatura dosa jovens de Eunápolis e Teixeira de Freitas.

[nggallery id=48]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui