Secretaria de Meio Ambiente apresenta o plano Diretor Municipal-PDM

0
280

PDM processo importante na administração da cidade   (foto Pbarbosa)
PDM processo importante na administração da cidade (foto Pbarbosa)

O que aconteceu na noite desta 2ª feira 24/02, no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis, merecia ter um público mais participativo, pois é um plano que interessa a toda a comunidade, a urbana e rural, e poucos tiveram a curiosidade de saber o que é o Plano diretor Municipal.

Antes chamado Plano Diretor Urbano, e que deveria ser feito de 4 em 4 anos, é feito de 10 em 10 anos e, que alguns prefeitos no passado ignoraram a importância deste ato,  mas que sem ele nenhum gestor pode realmente fazer muita coisa, pois ele não tem sequer uma base do que administra, por isto agora é o Plano Diretor Municipal pois engloba a toda comunidade a urbana e principalmente a rural e, é por não terem dado no passado a importância de vida é que Eunápolis até hoje não tem esgotamento sanitário, somente agora é que Neto Guerriere conseguiu a verba necessária de R$ 166 milhões de reais para o esgotamento sanitário, mas as audiências públicas terão de acontecer.

Este ano, além dos distritos,  foram incluídos os assentamentos e acampamentos, ou seja, os já declarados e os ainda em fase de conclusão, e dentro em breve todos serão chamados a compor um banco de ideias sobre o que a cidade precisa e deve ter, o que é prioritário e o que não é e, por isto, é de importância vital a participação de todos.

À mesa, falaram a representante dos Movimentos Populares União Nacional por Moradia Popular Carlene Santana que entregou a vice Prefeita Maria Menezes um livro sobre o assunto, representando a Câmara de Vereadores o Vereador Lucas Leite, a vice prefeita Maria Menezes, representando o prefeito Neto Guerriere que está na capital do estado em busca de recursos para o município, esteve o secretário Roberto Martins, e o secretário de meio ambiente Mauro Borges.

Depois das apresentações e das falas, na abertura do evento, esteve Mirabeau Andrade que fez uma breve preleção sobre o assunto, demonstrando que por causa do plano diretor anteriormente ter sigo ignorado é que Eunápolis sofreu uma pequena estagnação, mas que agora neste governo tudo pode ser resolvido e com muito sucesso.

E no final, como convidado especial, falou o prof. Sebastião P. G. Cerqueira Neto, que já foi professor universitário em Eunápolis e agora reside em Porto Seguro, mas que veio a Eunápolis falar sobre o PDM, englobando o turismo em relação a pobreza, dando conta de que o turismo é algo que se audita, mas não tem valores que são auferidos por ele e por isto existe uma correlação com a pobreza, a riqueza de um lado e a pobreza do outro. Segundo o professor nos 417 municípios baianos, sempre existiu esta desigualdade, mas que em Eunápolis, a cidade é um polo, tendo a sua volta outras cidades e que seu crescimento é perfeito, tendo a BR 101 como rodovia integrante do seu desenvolvimento, faz com que Eunápolis se sobressaia em detrimento ás outras cidades. Na galeria de fotos, um demonstrativo, o prof. Sebastião, em seus estudos, falou e demonstrou que Eunápolis hoje tem uma população maior que muitos outros países.

O calendário das audiências públicas a serem realizadas no mês de fevereiro, já tem um calendário pronto, e os convites serão enviados, e o rota51.com estará divulgando todas as audiências e locais, convidando a todos para as reuniões,  as mesmas que terão início no dia 12 de março.

Outra coisa que a reportagem notou, é que a Presidencia da Câmara Municipal, emprestou o auditório, mas não determinou um operador para o equipamento de som, e cada um que chegava tentava ajudar, acabavam mexendo em tudo, e não conseguiram fazer o equipamento funcionar, e todos os que falaram inclusive o palestrante, fez o seu pronunciamento no gogó. Está faltando alguma coisa, cadê o concurso que foi feito para preenchimento da referida vaga? E tem mais coisa por aí.

[nggallery id=55]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui