Eunápolis inicia construção de 13 novos Postos de Saúde

1
193

Novo posto de saúde  ( fotos Antonio Varjão)
Novo posto de saúde ( fotos Antonio Varjão)

Reconhecendo os Postos de Saúde como Porta de entrada no SUS e o mais importante elo entre a Saúde Pública e a população que dela necessita, a Prefeitura de Eunápolis iniciou nesta semana a construção de 13 Unidades Básicas de Saúde. Graças à legalidade das ações do Governo e a responsabilidade com cada uma das verbas disponibilizadas pelo SUS, o recurso para estas construções são oriundos de verbas federais.

De acordo com a abrangência da Unidade e a população do local, foram definidas Unidades de Saúde com uma, duas e três equipes de saúde da família (Porte 01, 02 e 03), contendo todas a mesma estrutura de projeto, aumentando apenas o tamanho do terreno, número de consultórios e banheiros. Os bairros contemplados com o Porte 01 foram: Sapucaieira; Urbis III; Stela Reis e Rosa Neto. Com o Porte 02: Alecrim II; Centro; Centauro; Antares; Recanto das Árvores e Itapuã. Já os de Porte 03 serão construídos no Pequi; Cajueiro e Dinah Borges.

“Nossas 14 Unidades Básicas de Saúde cobrem hoje 64% do município, sendo em sua grande maioria estruturas alugadas e com apenas uma equipe de Saúde da Família. Após a conclusão destas novas Unidades, Eunápolis contará com uma cobertura de 93%, sairá do aluguel em muitos bairros e disponibilizará só para estas novas Unidades vinte e cinco equipes de Saúde da Família. Ou seja, o trabalho realizado em um ano irá quase dobrar o trabalho de 25 anos”, contou Mário Gontijo, Secretário de Saúde de Eunápolis.

As novas unidades contarão com Consultório Odontológico; Sala de Vacina; Consultório Médico; Consultório Médico com sanitário anexo; Sala de Curativo; Sala de Inalação; Sala de Coleta; Sala de Estocagem e Dispensa de Medicamentos; Sala de Expurgo; Sala de Esterilização; Sala de Observação; Sala de Espera com cadeiras confortáveis; Sala de Atividades Coletivas e Reuniões; Banheiros para usuários e funcionários; sala de administração e área coberta para atividades físicas, além de jardim e estacionamento.

“Com transparência, compromisso e gestão estamos trabalhando para transformar toda a nossa cidade. Na saúde iniciamos neste ano um processo que mudará definitivamente as estruturas de nosso município. Teremos mais 13 Unidades de Saúde novas e próprias, UTI, reforma das Unidades próprias já existentes e reforma do Hospital Regional, além do funcionamento do Tomógrafo. Com muito empenho e dedicação, ao fim do próximo ano teremos uma Saúde Pública de ponta, como todo eunapolitano sempre sonhou e merece”, concluiu Neto Guerrieri, Prefeito de Eunápolis.

Por: SECOM-PME

[nggallery id=80]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui