Adolescentes de Eunápolis serão vacinadas contra o HPV

0
192

Banner divulgação do HPV
Banner divulgação do HPV

A partir do dia 15 de Março, a Secretaria de Saúde de Eunápolis estará na luta contra o HPV. Presente nas escolas municipais e particulares para realizar a Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus ou Vírus do Papiloma Humano) em meninas de 11 a 13 anos de idade, a Secretaria tem o intuito de imunizar o maior número de adolescentes no período que antecede a iniciação sexual.

Com Postos de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto zona rural) e Escolas Municipais e Particulares da cidade, a Secretaria de Saúde realizará ainda o dia D para o combate à HPV, que será no dia 5 de abril com pontos de vacinação nas Praças da Bandeira, Juca Rosa, Centauro, Pequi e PSF do Dinah Borges.

Aplicada em três doses, a vacina contra HPV protege contra os quatro tipos mais recorrentes do vírus: 6, 11, 16 e 18, sendo que os dois primeiros estão ligados a 90% de casos de verrugas genitais e nos dois últimos, 70% dos casos de câncer de colo de útero. As adolescentes que receberem a vacina deverão retornar as unidades no prazo de 6 meses para 2 dose.

“Esta campanha é fantástica, já que oferecerá às nossas adolescentes a oportunidade de se imunizarem contra um vírus que atinge e mata milhares de brasileiras no ano. Porém, de nada adianta disponibilizarmos a imunização se estas jovens e suas famílias não se conscientizarem da importância desta campanha e se dirigirem ao Posto de Saúde para se vacinar ou aceitarem as vacinas que serão disponibilizadas nas escolas. Precisamos muito do entendimento das jovens e do auxílio dos pais na conscientização de suas filhas”, pediu Mario Gontijo, Secretário Municipal de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. O uso da camisinha durante a relação sexual impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Por: SECOM-PME

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui