Começaram as discussões do Plano Municipal de Saneamento básico de Eunápolis.

0
278

Mauro Borges Secretário de Meio Ambiente  (fotos Pbarbosa)
Mauro Borges Secretário de Meio Ambiente (fotos Pbarbosa)

As discussões tiveram inicio na manhã de hoje, que devido a chuva foi transferida da quadra do Ginásio Fernando Alban para o salão paroquial, neste primeiro momento foram discutidos o PDM Plano Diretor Municipal e, o Plano Municipal de Saneamento Básico, visando a implantação do esgotamento e aterro  sanitário e o fim do lixão e, o surgimento de uma nova forma de destinação do lixo recolhido na cidade.

Para tanto para cumprir as determinações do Governo Federal, são necessárias estas audiências públicas e em Eunápolis envolvendo inclusive a Embasa que é a responsável não só pelo esgotamento sanitário como a distribuição de água tratada para toda a população. Mas que nos bairros Urbis I e II e no Parque da Renovação onde existe esgoto, a Embasa cobra 80% a mais pelo serviço prestado, e o vereador Jorge Maécio através de uma indicação cobra da Embasa uma explicação para a situação.

A participação popular é muito importante para que o eunapolitano tome conhecimento do que está sendo feito para que a cidade tenha uma dotação já liberada no valor de R$ 166 milhões para a implantação do esgoto sanitário da cidade, isto nada tem a ver com o governo municipal, o que a prefeitura tem a ver é com a rede pluvial, mas esgoto sanitário, é com total responsabilidade da Embasa, a saber, que o novo gestor da Embasa na cidade  Eliomar Amorim chegado recentemente a cidade já encontrou o bonde andando e um “pepino” maior ainda.

Muitas coisas foram discutidas, e diante do exposto, onde todos os presentes puderam expor suas ideias e fazer perguntas, e que, todas as perguntas foram respondidas por quem de direito, diretamente envolvida no processo, no caso o Secretário de Meio Ambiente Mauro Borges.

Estiveram presentes os representantes do meio ambiente, Melquíades Spínola, Carlos, Jonas Nascimento, Natanael Braga que também representou o STTR Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Gilmara Oliveira e, Ronivam Fassarela, da Secretaria de finanças Sérgio Freire, representando o CREA o arquiteto Hugo Seguchi, da defesa civil Cristina Tremura Barbosa, do Cras I Rosana Fonseca, da Câmara de Vereadores um dos vereadores mais atuantes Lucas Leite, o Presidente da CDL Fabrício Ramos e, da Secretaria de Politicas públicas  Mirabeau Andrade.

Mauro Borges fala com exclusividade ao rota51.com

Estas discussões são importantes, por que irá resolver o problema do esgotamento sanitário de Eunápolis que se arrasta por muitos anos e que somente agora é que se discute resolve-los. Por outro lado junto com o PDM Plano Diretor Municipal, dará ao gestor uma maior autonomia sobre o que já deveria ter sido feito há muito tempo e não foi, e está sendo tão importante que já foi pedido outra audiência extra que será no mesmo local na Urbis I no próximo dia 26/03 Às 19hs, quando haverá uma oficina que versará com mais amplitude sobre o assunto e neste momento, todos os moradores da Urbis I deverão estar presentes.

Representante fala ao rota51.com  os procedimentos do vereador Jorge Maécio.

Ao falar como cidadão e morador da Urbis I, Jorge Maécio falou que se não receber explicações dobre as cobranças que ele acha abusivas, ele entrará no MP para que judicialmente a Embasa tome uma atitude diante do que esta fazendo com a população dos 3 bairros discriminados. O atual gerente da Embasa Eliomar Amorim falou com a reportagem que quando receber o questionário do vereador, como ele não tem autonomia e nem autorização de responder determinados questionamentos, ele enviará o pedido a gerencia regional de Itamaraju e tão logo receba a resposta encaminhará ao vereador, tudo que ele está questionando sobre as chamadas “cobranças abusivas”.

Nova audiência Pública será na zona rural norte da cidade e será na quadra poliesportiva da Escola Reis Veloso em Mundo Novo no dia 16/03 a partir das 08hs.

[nggallery id=93]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui