Eunápolis recebe mais 13 médicos cubanos para atendimento em PSFs.

0
383

Médicos cubanos recém chegados   (foto Pbarbosa)
Médicos cubanos recém chegados (foto Pbarbosa)

Há mais ou menos uns 2 meses que Eunápolis recebeu o 1º médico Cubano, o Dr. Wilfredo Gonzalez, ele esteve em um evento na Câmara Municipal de Vereadores e depois assumiu o seu posto no PSF do bairro Moises Reis, agora são 14 médicos cubanos ao todo em Eunápolis.

Na manhã desta 3ª feira, 18/03, em uma palestra sobre atendimento a hipertensos e diabéticos na CME o Dr. Wilfredo estava presente e a reportagem do rota51.com agendou com o mesmo uma entrevista para esta tarde no PSF do Moises Reis, e de uma entrevista, aconteceu a exclusividade do registro da chegada de mais 13 médicos cubanos na cidade e, que deverão atender nos postos de saúde da cidade.

Depois da reunião dos médicos, o Dr. Wilfredo sempre muito gentil, agendou e recebeu a reportagem do rota51.com, para falar sobre o programa  “mais médicos” e a chegada de outros cubanos á cidade, já que ele foi como um mestre de cerimônias aos demais compatriotas.

Com relação ao bairro Moises Reis, como sendo um bairro ainda muito carente e esquecido pelas administrações passadas e, só lembrado em épocas eleitoreiras, tanto por candidatos a prefeitos como vereadores, Dr. Wilfredo disse que foi muito bem recebido por todos, tanto do PSF como a população, e que o tratamento dispensado a eles é muito bom, já que ele tem experiência de 6 anos na Venezuela e agora no Brasil.

 Dr. Wilfredo disse estar muito feliz no Brasil, por que muitas coisas Se assemelham com Cuba e, que aqui ele espera contribuir muito mais, pois ele espera poder contribuir muito não so com o programa, mas também com os brasileiros.

Perguntado sobre a situação de violência, tráfico e uso de drogas, Dr. Wilfredo disse estar preparado para enfrentar a situação, pois embora  em Cuba o índice de violência é o mínimo possível, ou seja 0,001%, a criminalidade é tratada com muito rigor, mas mesmo assim, o combate á situação deve ser demorado e muito cuidadoso. Dr. Wilfredo disse que espera poder contribuir muito para que a comunidade possa mudar de vida, pois quando se estuda medicina em Cuba, estuda-se um conteúdo sobre o assunto.

Dr. Wilfredo salientou que ele pratica a medicina geral integral, ou seja, dentro da clínica médica, eles, estudam todos os contextos médicos, ele principalmente faz desde pequenas cirurgias, partos, pediatria, obstetrícia e a chamada medicina interna. Ele disse que a família ficou em Cuba, mas ele sempre terá condições de ir e vir quando quiser e puder. Dr.Wilfredo disse uma coisa que talvez muitas pessoas não entendem  a forma como a coisa funciona em Cuba, mas que o curso de medicina em Cuba, é todo financiado pelo governo, e que ele espera fazer aqui o que se faz lá, que é o atendimento no PSF mas também nas residências , o que torna o atendimento muito mais humano.

A reportagem também falou com funcionários do PSF e todos eles foram unânimes em afirmar que o tratamento que eles recebem dos médicos é excelente e que também são tratados com toda a amizade possível.

A reportagem procurou falar com o Secretário de Saúde Dr. Mário Gontijo, mas devido a hora ele já havia saído da Secretaria, mas a reportagem irá procura-lo para saber detalhes de como estes médicos serão distribuídos na cidade, se em postos ou no HGE até os postos ficarem prontos, já que são 13 os que estão sendo construídos agora.

[nggallery id=103]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui