Eunápolis: secretário de Saúde supervisiona trabalhos em assentamento do MST

0
239

Mário Gontijo supervisionando trabalhos da saúde  (foto Geraldinho Alves)
Mário Gontijo supervisionando trabalhos da saúde (foto Geraldinho Alves)

Na manhã de quarta-feira, 26 de março, o secretário municipal de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, acompanhado de Rafael Oliveira, chefe-de-gabinete do prefeito Neto Guerrieri, supervisionou diversas ações de atendimento médico que foram realizadas no assentamento 25 de Março, do Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MST), localizado na zona rural do município.

 Na comunidade, o secretário de Saúde acompanhou a realização de exames e consultas de oftalmologia, em consultório móvel; atendimento clínico, com atenção especial aos hipertensos e diabéticos, além de vacinação contra HPV de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. Também foram distribuídos remédios da farmácia básica, conforme a orientação médica. As ações fazem parte da rotina da Secretaria Municipal de Saúde, cujos profissionais estão presentes com regularidade na zona rural.

 EDUCAÇÃO E SAÚDE – Gontijo e Rafael aproveitaram a ida ao assentamento para discutir com as lideranças locais a localização ideal do posto de saúde municipal que será construído na comunidade pela Prefeitura. A líder dos Sem Terra, Eliana, ficou de discutir com as famílias assentadas a proposta de construir o posto médico ao lado da escola municipal, cuja a obra já está em andamento. Com cerca de 190 alunos, a educação no assentamento 25 de Março é financiada pela Prefeitura de Eunápolis, que contratou professores da localidade, fornece merenda e transporte escolar, além de todo o material didático. O assentamento do MST ocupa uma área com cerca de 2,5 mil hectares, localizada à margem da BR 101, abrigando 240 famílias de trabalhadores agrícolas, que produzem mandioca, aipim, abóbora, melancia, hortaliças, entre outros alimentos, praticando agricultura familiar sem uso de agrotóxicos.

Ascom / Saúde Eunápolis

 Geraldinho Alves – jornalista DRT/BA  4162

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui