Secretário de saúde vai a câmara, presta contas, responde críticas e fala de transparência.

0
276

Secretário Mário Gontijo prestando contas e respondendo perguntas  (foto Pbarbosa)
Secretário Mário Gontijo prestando contas e respondendo perguntas (foto Pbarbosa)

OBS: A matéria ficou grande, mas vale a pena ler, para saber o que aconteceu nesta sessão, que foi toda gravada e uma cópia pode ser feita ao Presidente da Câmara vereador Vavá da Farmácia. O rota51.com é o único site a cobrir todas as sessões e que, transcreve praticamente na íntegra todo que é feito por lá.

A sessão foi aberta com a chama dos vereadores, depois a Oração do Dia feita pelo vereador e Pr. Robson, foi feita a leitura da ata da sessão anterior que foi avaliada, votada e a aprovada por todos e depois houve o intervalo regimental de 15 minutos, momento em que chegou a Câmara o Secretário de saúde Dr. Mário Gontijo que foi prestar contas e dar as respostas devidas e necessárias á criticas que vem recebendo com relação à chamada “deficiência” ao atendimento médico na cidade.

Logo após o término do intervalo, o Presidente da CME chamou o Secretário Mário Gontijo para a sua prestação de contas, que foi feito dentro do que Exige LRF Lei de Responsabilidades ficais, demonstrando o quanto a sua secretaria recebe, o quanto gasta, em que gasta e como gasta. Mário Gontijo deixou claro que como homem é temente às leis e por isto a sua vida tanto pessoal quanto profissional, é pautada dentro de um conceito de honestidade, dignidade e, por isto não em medo de prestar qualquer esclarecimento em tempo algum.

Mário Gontijo depois de mostrar os números financeiros de sua pasta, falou da aplicação de recursos por parte da prefeitura, de como era a saúde e de como ela está hoje, elogiou a CME pela aprovação de projetos, que permitem a saúde trabalhar e realizar obras,  o secretário falou que não faz propaganda de nada, mas enfatizou que os novos postos de saúde estão todos dentro das normas da vigilância sanitária, totalmente azulejados, ajudando na economia de não que pintar os postos todo ano e, dentre outros beneficio e trabalhos, demonstrou o que a “atenção básica” tem feito no atendimento médico com todas as especialidades.

Mário Gontijo ressaltou que a saúde está em crise em todo país, quando em Terezina PI,  estrado está tão deficitário que em uma maternidade tem um berço para cada 4 bebês. Falou que em Eunápolis o trabalho preventivo foi tão firme que ainda não se viu falar de dengue e que em sua secretaria a corrupção é inexistente e, que ele é um funcionário concursado e, sobretudo digno de respeito. São ao todo 908.2000 exames que são marcados, , mas o que prejudica muito são os exames que são marcado e o paciente não vai e aí fica difícil porque é um espaço tomado e a regulação não sabe o que fazer ou que atitude tomar. Segundo falou o secretário até de Itanhém vem solicitações de consultas para Eunápolis, fora Itabela e até mesmo Porto Seguro.

O SAMU recebeu 3.819 chamadas, mas 330 foram trotes, hoje existem 4 CAPS a disposição da cidade, incluindo a de doenças mentais, e está totalmente financiada pela atual administração, pois foram 28. 737 procedimentos o que reflete 30% da população, pessoas com depressão um total de 7.489  atendimentos,  são 15 unidades de saúde e mais a reforma do Otto Alencar no Pequi, Eunápolis é referencia em saúde pois os atendimentos são 730 Itabela, 431 de Porto Seguro, isto pelas especialidades existentes na cidade. Depois da prestação de contas e da demonstração de tudo que é feito pela Secretaria de Saúde da cidade, começaram as perguntas a começar pelo Vereador Adelson do Alecrim que começou perguntando pelo laboratório MEDILAB, que quando alguém telefonava caía no  laboratório de Mário Gontijo:

Mário Gontijo respondeu que em nenhum momento ele tem laboratório conveniado, e que a denuncia não procede, principalmente quando a denuncia vem de um ex-prefeito que tem 2 rádios na cidade, o que indica que esta denuncias tem lugar de origem e direcionado para tentar difamar o prefeito e seu secretariado, só para esclarecimento, o ex prefeito tem são 3 emissoras de rádio, incluindo a antiga rádio jornal, mais as 2 FMs. Mas que por questão de ética, por envolver outras empresas como CIGORE, AMES dentre outras, a reposta virá em oficio ao vereador Adelson. A outra pergunta do vereador versou sobre a licitação da UTI, Mário Gontijo falou sobre a UTI e, as licitações. Finalizando esta parte Mário Gontijo falou que sua empresa não presta serviços ao SUS, e nem a prefeitura municipal exatamente para evitar estas fofocas.

Sobre as UTIs, Mário Gontijo falou que nesta 6ª feira estará na cidade o Secretário de Estado da Saúde Dr. Jorge Solla, e que as licitações fora feitas dentro da maior lisura. Adelson falou sobre a UPA, hospital Ramos Neto, e Mário Gontijo respondeu que. Sobre a UPA, houve alguma deficiência da antiga construtora com determinadas informações, por causa da justiça do trabalho, e que depois o seu dono em um acidente faleceu, e que tem um acerto com a CEF x Robério Oliveira, em, algo em torno de 48 mil reais.

Em resumo Dr. Mário Gontijo deu todas as respostas que Adelson queria, todos os questionamentos que Adelson fez anteriormente na sessão da CME, onde chegou a chamar o secretário de “Mário Embromation”, Dr. Mário respondeu com muita galhardia dizendo que respeita muito todos os vereadores e em especial Adelson do Alecrim, portanto todo “circo” armado pelo vereador em convidar e depois convocar o secretário Gontijo em ir a Câmara prestar esclarecimentos, foi feito nesta 5ª feira 03/04, e todos os questionamentos feitos, foram respondidos pelo vereador, satisfeito ou não o vereador Adelson do Alecrim se calou o que deu a entender que ficou satisfeito com as explicações do Secretário, houveram muitas intervenções de vereadores, muitas perguntas e todas respondidas.

Até mesmo Galego do Regional depois de muito “floriado” fez uma solicitação muito justa, quando um paciente vai ao HGE consultar e que precisa de um atestado médico, o médico que consultou,  examinou  e medicou paciente, não fornece o documento pedido, dizendo que o paciente tem que procurar um posto de saúde, o que dá a entender que um médico atende e outro é que dá o atestado? Dr. Mário disse que em sua humildade, não sabia deste detalhe, mas orientou a sua secretária que anotasse a solicitação do vereador par tomar medidas cabíveis ao caso.

Outra pergunta feita foi sobre a demissão de médicos diante dos médicos cubanos na cidade, Mário Gontijo disse que ninguém será demitido, e que os médicos cubanos conhecedores de todas as especialidades, estão em período de adaptação para depois começarem o atendimento. Com relação às UTIs, Dr. Mário respondeu que embora o Hospital Ames venha inaugurar vários leitos de UTI 4 delas estarão a disposição do SUS. Por outro lado Mário Gontijo, depois responder a todas as perguntas, disse que o prefeito Neto Guerriere, não é homem de festas, é de administrar e por isto muita gente não quer ver o que esta sendo feito na cidade,  e que no ano que vem, só com as construções de novos PSFs e a eliminação de casas alugadas para abrigar os postos, a economia será da ordem de “meio” milhão de reais.

Dr. João Lopes pediu ao Secretário que fizesse uma revisão nos salários do pessoal concursado que como ele, o salário do concursado é de R$ 1291 reais, o que foi corroborado pelo secretário que disse que, quando se chega a uma loja para fazer um crediário com o referido contracheque, o crediário não sai, mas que tudo será revisto, pois até o vereador Robson faz parte do grupo que está negociando esta situação.

Depois de todas as explicações incluindo a fala do vereador Aderbal,  como sempre tecendo severas criticas ao PT, aos programas do PAC, mesmo assim ele espera que o esgotamento sanitário não seja mais uma mentira partidária, o que demonstra que Aderbal tem verdadeira aversão pelo PT, falando que que todos os quadrilheiros estão presos e que só falta o “Ali Babá”, . Dr. Mário Gontijo deu explicações terminou a sua fala e foi embora, momento em que Adelson do Alecrim usou da tribuna e tornou a fazer críticas acirradas ao Secretário, dando uma demonstração que: “ou Adelson tem uma carta na manga e tem medo de mostrar, ou está querendo alguma coisa” o que deu chances ao vereador Jota Batista em sua fala de dizer que, ainda bem que esta câmara, é diferente da outra que ficou no passado,  e que ele, se referindo ao vereador Adelson disse que: “ ele acha um ato de covardia, falar pelas costas e se calar pela frente”, por esta declaração, Jota Batista disse que Adelson deveria ter dito pela frente quando o Secretário ainda estava na CME, e que esperou covardemente o secretário ir embora para voltar a carga com suas críticas ao setor de saúde da cidade. Pelas declarações de Jota Batista citando vereadores com Ubaldo Suzart, Galego do Regional, Paulo Brasil, citando como a Câmara do passado,  deixa uma brecha para a reportagem entender como muita gente entendeu, que as críticas estão sendo feitas, por que querem alguma coisa e não tem coragem de chegar a público e dizer o que querem. É a máxima do velho ditado: “pra quem sabe ler, um pingo é letra”.

Depois dos discursos, todos os projetos de lei e indicações apresentados para votações foram todos aprovados. Nova sessão na próxima 5ª feira, 10/04 às 08hs na CME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.

[nggallery id=148]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui