UnisulBahia recebe a ex-Ministra Eliana Calmon, segurança foi o tema.

0
174

Cerimonial acadêmico, diretoria da faculdade e a Dra. Eliana Calmon  (foto Pbarbosa)
Cerimonial acadêmico, diretoria da faculdade e a Dra. Eliana Calmon (foto Pbarbosa)

A UnisulBahia é uma das poucas faculdades do interior que sempre recebe as celebridades do mundo jurídico, já estiveram palestrando na faculdade os ex-ministros Ayres Brito e Marco Aurélio e agora, a não menos renomada Dra. Eliana Calmon ex- ministra do STF, Corregedora geral do CNJ, e diretora Geral da Escola de Formação de Aperfeiçoamento de magistrados Ministro Sávio Figueiredo,  a vinda da ex ministra Eliana Calmon à UnisulBahia, foi também um esforço muito grande da sub seção da OAB-Eunápolis através de sua Presidente Dra. Roberta Tutrutti, no sentido de mostrar os valores jurídicos existentes no País, e que precisam ser conhecidos de todos, foi uma palestra muito esclarecedora e que somente a OAB e a Unisulbahia podem fazer em todo sul e extremo sul da da Bahia.

Dona de uma bagagem jurídica extensa, não só pelos cargos ocupados como também pelo seu conhecimento pessoal, A ex- ministra, dona de uma simplicidade muito grande, primeiro recebeu a imprensa presente, e falou abertamente sobre segurança, tema esse q1ue abrilhantou a sua palestra, e para a imprensa, não deixou nenhuma pergunta sem resposta, e nem mastigou palavras, o que demostra seu amplo conhecimento, o que foi dito á imprensa, foi amplamente repetido na palestra, com uma diferença, na coletiva ela falou para dois jornais sendo um deles, o rota51.com, que sempre mostra para a sociedade temas da mais relevante importância, já que no momento, “segurança pública” está sendo o assunto principal.

Sobre policia, ela falou da falência da instituição a nível de Brasil, a falta de entendimento entre as corporações e a falta de comunicação entre todos, Dra. Eliana citou como exemplo a Polícia Rodoviária que foi ao fundo do poço, mas com um trabalho bem feito houve uma reestruturação e uma remodelação da instituição e hoje é um maiores exemplos do País, depois com esse exemplo, ela falou de como reestruturar todo sistema policial do Brasil, falou da justiça e da sua morosidade, e dos entraves que causam esta morosidade.

Respondeu a todas as perguntas, de delegados e principalmente o Juiz Dr. Rodrigo Quadros, e da justiça de 1º grau, das dificuldades, quando tem juiz que trabalha sem nenhum ajudante, é o chamado “Juiz faz tudo” e segundo ela é o maio entrave jurídico do país. Enumerou o numero de mortes no Brasil num total de  144 mortes/dia, com mortes violentas, criticou quando a união gasta  por mês com um preso  o valor de R$ 1.800 mês e para um aluno da rede municipal apenas R$ 224,00 reais., Dr. Eliana, falou de falta de políticas públicas,  são escolas em tempo integral, lazer, espaços esportivos, que tem muitos jovens com grande potencial que o Estado nem sabe onde estão.

Dra. Eliana disse que a estrutura da PM hoje ainda é do tempo de Getúlio Vargas, que as policias civil e PM ainda não se entendem, mas falou que o brasileiro precisa usar a massa cinzenta e aprender a votar, disse que quando há necessidade da mobilização de forças especiais, o custo é muito alto e com isto o dinheiro vai embora, e poderia ser usado para outra coisa.

Dra. Eliana falou que os Estados devolveram para o Ministério da justiça, 111 milhões de reais que deveriam ser utilizados na construção de presídios, mas que por falta de planejamento dos Estados o dinheiro teve de ser devolvido. Falou sobre as UPPs do rio de janeiro, e denunciou que o poder econômico está ficando milionário com a venda de segurança, são câmeras de segurança, cercas elétricas, são policiais que em suas folgas fazem bico para completar o salário (soldo),  e isto acaba prejudicando o seu próprio trabalho. Depois ela criticou uma coisa que mata o país todos os dias, que é a corrupção.

Em suma, a ex ministra com toda a sua experiência soube dar o seu recado, disse que se eleita a senadora, já que é pré-candidata pelo mesmo o partido de Eduardo Campos e Marina Silva, mas que não espera ser convidada a fazer parte de nenhuma comissão especial no setor de segurança, pelo seu posicionamento pessoal sobre esta questão, mas falou que Tiririca faz parte da Comissão de Educação da Câmara Federal.

Como pré-candidata a senadora nas próximas eleições, Eliana Calmon tem uma bagagem muito grande e, por isto é um nome a ser estudado e acompanhado de perto, pois nesta campanha todos os pré-candidatos estão falando com mais profundidade sobe “Segurança Nacional”, antes também se falava como pretexto de voto, hoje se fala em segurança, como pretexto de voto, a saber que o país está um caos, de norte a sul o crack tomou conta e só agoira os políticos se deram conta desta invasão, como os antigos políticos nada fizeram, os que estão chegando agora, podem substituir a grande incompetência do Congresso Nacional.

Em sua chegada estavam a sua espera a Diretora da UnisulBahia a profª Ademildes Fadine, Acácia Soares, o cerimonial acadêmico e a imprensa e no momento da palestra, o grande auditório da UnisulBahia estava cheio de autoridades e estudantes para ouvir uma palestra realmente muito interessante, ao final a profª Ademildes Fadine agradeceu a presença da ex ministra e dos alunos presentes, o rota51.com cobriu o evento com exclusividade.

[nggallery id=244]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui