Ação Social inaugura o projeto “Eunápolis acolhe”, moradores de rua agora tem um abrigo decente.

2
400

Neto e Ciça Guerriere cortando a fita cerimonial   (foto Pbarbosa)
Neto e Ciça Guerriere cortando a fita cerimonial (foto Pbarbosa)

Embora a constituição Federal descreve a liberdade de ir e vir, deveria ter um adendo, que este direito seria reservado a pessoas que podem e tem condições psicológicas em se manterem sozinhos em todas as atividades pessoais e sociais, mas não, dá o direito, mas também deixa parte desta sociedade jogada pelas ruas, jogadas á sua proporia sorte.

No Rio de Janeiro a chacina de menores, em Eunápolis a morte do Argentino a pedradas, do checo a pauladas perto da rodoviária, um dos assassinos já esta preso e um outro assassinato na feira do Bueiro e, assim por diante.

E diante destes fatos, como falou em seu pronunciamento, a 1ª dama e Secretária de Ação social disse que muitas vezes já nem dormia direito, pensando em uma forma de dar mais dignidade a estes moradores de rua. A solução chegou, estudos foram feitos,  um pastor evangélico já tinha a metade da ideia pronta, que depois de apresentada a Secretária Ciça, foi amplamente aprovada e adotada e nesta 6ª feira 23/05, foi inaugurada, a cansa de apoio onde é o centro de acolhimento dos moradores de rua, com toda a estrutura necessária, são psicólogos, assistentes sociais, local de consultas, banho, alojamento, local de alimentação e tudo mais que uma pessoa precisa para ter um teto digno para se acolher debaixo dele.

A Secretária de Ação Social Ciça Guerriere enfatizou também que Eunápolis é a 6ª cidade baiana em implantar este centro de acolhimento, a saber que em todo Brasil existem apenas 140 deles, e neste setor além do contato com a família, haverá uma avaliação pelo CAPS,  e o possível reencaminhamento de todos aos seus familiares. A Secretária Ciça também se emocionou bastante por ter tido o seu sonho realizado.

A presença do prefeito Neto Guerriere veio demonstrar que embora não pareça, é uma pessoa sensível aos problemas alheios e ao fazer alguns comentários e desabafos chegou ao calor das emoções, principalmente por estar tendo forças para suportar os ataques marginais, mas com toda a dignidade esteve ajudando a inaugurar o centro POP onde os moradores de rua deixarão de ser apenas a escória transparente da sociedade, para serem pessoas humanas e tratadas também como seres humanos. Neto também se referiu que  a receita de Eunápolis é R$ 14 milhões mas a sua folha de pagamentos é de R$ 9 milhões e, pelas suas palavras parece que tem gente que está vendo tudo isto e está forçando uma barra muito grande, deve ser alguém que está acostumado a viver do suor dos cidadãos que trabalham e pagam impostos e que sempre tiveram suas vontades satisfeitas pela gana do poder e da corrupção e com Neto, devem estar encontrando dificuldades em se manterem ÁS CUSTAS DA CORRUPÇÃO, Neto se emocionou, mas nas entrelinhas pode ser lido que sua administração seguirá uma linha clara e honesta.

Estiveram presentes o Coordenador do programa o psicólogo Luiz Henrique de Oliveira,  secretários, vereadores, agentes de saúde ligados ao programa “Eunápolis Acolhe”, autoridades e, pela 1ª vez, um representante do Exército brasileiro, em suas funções sociais, o CMT da 7ª CIPM Major Cleber Santos, o sub CMT Cap. Thiago,  o Ten. Gilmar e pessoas que foram ver de perto mais este trabalho da Secretária de Ação Social.

O Padre Givanildo foi o responsável pela bênção do local, iniciando saudando a todos quer católicos, evangélicos e de outras religiões, quando disse algo totalmente isento de preconceito, quando afirmou que “ o homem pode ser laico, mas a nação é cristã, se referindo a um só Deus e a um Cristo Filho do Homem, que morreu pela salvação, e falou que as lágrimas de Neto e Ciça, são prodigiosas pelo fato de estarem separando a sua administração da corrupção e da desonestidade, Frei Givanildo  fez todos os ritos católicos, e depois abençoou a casa pedindo a Deus bênçãos para o seu sucesso. O que precisa agora, é que prefeitos irresponsáveis, façam como fez a Secretária Ciça, resolvam seus próprios problemas e não descarregue em Eunápolis os moradores das ruas de sua cidade.

[nggallery id=259]

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui