Eunápolis Participa de Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico

1
165

Roberto Martins  e conferencistas  ( foto Ascom)
Roberto Martins e conferencistas ( foto Ascom)

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis, Roberto Martins, participou do Encontro Anual do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, que reuniu mais de 150 representantes de 15 estados. Este evento foi realizado em São Paulo nos dias 19 e 20 de maio, paralelo à 65ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e teve como principal palestrante o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos.

A data prendeu-se à comemoração dos 25 anos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), fundada por iniciativa da então prefeita paulista, Luiza Erundina, homenageada no evento, ao lado de vários outros ex-presidentes. Presentes, o anfitrião Fernando Haddad, vice-presidente da FNP e seu atual presidente, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, além de várias autoridades do governo federal.

O Encontro do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, movimento iniciado através de parceria da FNP com o SEBRAE Nacional, foi considerado um êxito pela quantidade de participantes, considerando-se que o desenvolvimento econômico ainda não é visto como uma prioridade pela maioria dos municípios.

No Encontro foram relatadas experiências exitosas de políticas de desenvolvimento econômico – como as dos municípios de Petrópolis e Três Rios, no Rio de Janeiro e de Aparecida de Goiânia-GO. Vários palestrantes além do ministro Afif Domingos, trouxeram diversas soluções aplicadas às micro e pequenas empresas, como a ANVISA, o Corpo de Bombeiros e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio (MDIC).

Em sua fala o ministro destacou a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o novo Simples e deu ênfase nas questões ligadas o microempreendedor individual (MEI). Afif também explicou outras medidas que estão sendo tomadas pela SMPE para trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores nacionais. “Temos três linhas de atuação: atualizar o Simples Nacional, aumentar a renda dos pequenos e melhorar o Simples Trabalhista, começando pelo projeto Jovem Aprendiz”, afirmou.

Durante o Fórum os secretários da Bahia decidiram, entre outras medidas, criar um fórum estadual, marcando para isso uma primeira reunião para o mês de novembro, na cidade de Camaçari.

Por: SECOM-PME/ASCOM-SEDES

Fotos: ASCOM-SEDES

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Foi uma boa alternativa, a ida do secretário ao evento. quem sabe ele não consiga aprender como atrair empresas de porte para o nosso município. a cidade de três rios/rj deveria ser visitada para que possamos aprender como conseguir atrair tantas empresas como eles. precisamos e muito…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui