Secretaria de Saúde combate o hansen na cidade, o caminhão de testes está no Pequi.

0
204

Equipe de saúde do caminhão de combate a henseníase (foto Pbarbosa)
Equipe de saúde do caminhão de combate a henseníase (foto Pbarbosa)

Desde a manhã desta 2ª feira, a Secretaria de Saúde recebeu na cidade o caminhão que faz sistematicamente o combate |á doença em toda a região, realizando testes e encaminhando  paciente infectados para o PSF mais perto de sua casa.

Os sintomas são vários, desde manchas na pele, que geralmente iniciam com sensação de queimação,  dormências em algumas partes do corpo, quedas de pelos mais especificamente nas sobrancelhas, e  a contaminação pode ser através de espirros, tosse,  secreções nasais e, é neste momento em que a pessoa, pode procurar o caminhão e fazer o seu teste.

Se a pessoa estiver infectada,  ela toma o medicamento no mesmo momento  e depois é encaminhada ao PSF mais próximo da sua casa para a continuidade do tratamento. A hanseníase é contagiosa mas tem cura.

O caminhão da campanha contra a hanseníase está na praça do Pequi nesta 3ª feira o dia inteiro, a enfermeira chefe do setor na Vigilância Sanitária Kelly Rebouças, ao falar com exclusividade á reportagem do rota51.com disse que, a partir do momento em que uma pessoa é diagnosticada com o vírus, é feito um acompanhamento  em torno desta pessoas com todas as pessoas do seu convívio até 5 anos antes, para se detectar outros pacientes portadores da doença e a partir daí, iniciar o tratamento e o quanto antes o tratamento for iniciado a cura é mais rápida.

[nggallery id=266]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui