Secretaria de agricultura fala do SIM na CDL.

0
229

Reunião sobre o SIM     (fotos Pbarbosa)
Reunião sobre o SIM (fotos Pbarbosa)

O advogado da Secretaria de Agricultura, Dr. Elio Pereira de Carvalho, e a veterinária da SEAGRI, Dra. Juliana Nobre, estiveram na CDL, para explicar a implantação do SIM na região, as vantagens e as leis que obrigam a implantação do programa em todo país.

Assim como existem outras agencias fiscalizadoras como SIF Serviço de Inspeção Federal, DIPOA e SISBI, agora está sendo implantado na região o SIM Serviço de Inspeção Municipal. O SIM, dará ao produtor rural da agricultura familiar e que produz ou fabrica de forma caseira ou artesanal, queijos, pães, bolos, doces farinha e que vendem seus produtos nos mercado s da cidade e em outros centros comerciais, dentro em breve terão de ter o SIM para poder vender os seus produtos inclusive para a merenda escolar.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura farão as visitas, e as inspeções, darão todas as orientações necessárias para que o produtor possa se adequar e ter o selo para a fabricação de seus produtos. O SIM terá a obrigação de fiscalizas todos os produtos de origem animal e vegetal.

A veterinária Dra. Juliana, fez um demonstrativo de todos os selos de inspeção existentes no país, e mostrou também tudo que será  inspecionado das frutas até os derivados do leite como queijo, requeijão, manteiga até carnes de animais abatidos no campo, como bovinos, aves, ovinos, caprinos, pois para este tipo de abate, o local deverá ser devidamente inspecionado e orientado, assim como a manipulação de alimentos e todo sistema de higienização, os produtos a serem utilizados e até mesmo a quantidade destes produtos, para evitar a referida contaminação.

Muita gente demorará um pouco a acostumar com a ideia e até mesmo com a obediência à nova norma, como citou o Presidente da CDL Fabrício Ramos, que muita gente ao ir a feira comprar farinha, como se diz no termo popular “mete a mão no saco” para experimentar a farinha e, depois do selo isto não será mais permitido,  a fiscalização será muito rigorosa.

No primeiro momento todos foram unânimes em aceitar  a ideia e agora so resta todos trabalharem juntos para a implantação do SIM que no futuro poderá ter outras certificações, e com isto deixar de vender seus produtos somente no município e poderá ter um espaço maior de vendas e até mesmo fora do eixo dos mercados populares e passar a vender em grande supermercados existentes na região,

Para esta reunião estiveram presentes além dos representantes da Secretaria de Agricultura,  Luiz Cláudio Dias do Carmo representando o SICODESC e é o Presidente do COMGEMP, Comissão de Gestão das Pequenas Empresas, entidade altamente ligada ao setor, Fabrício Ramos Presidente da CDL, Jefferson Giuliatti Assessoria de Economia e Administração da SEDES, Gomes do BNB, Luiz Begali Secretário de Finanças,  Ivan Batista Agente de Desenvolvimento SEDES, Roberto Martins Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Socorro Galdino STTR Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Eunápolis, o encontro aconteceu na sala de reunião de diretores da CDL de Eunápolis.

[nggallery id=271]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui