CAEEDE, Centro de Atendimento Educacional especializado de Eunápolis.

1
1495

professoras e alunos do CAEEDE em dia de festa   -   fotos Pbarbosa
professoras e alunos do CAEEDE em dia de festa – fotos Pbarbosa

Cuidando atualmente de mais de 300 crianças com várias deficiências, tais como falta de visão, altismo, deficiências múltiplas e TDH, o CAEDE, hoje treina professoras para que estas crianças da rede municipal de ensino possam ter um aprendizado mais facilitado, mesmo aqueles que não têm audição, eles aprendem pela linguagem de “libras” e estes professores são todos concursados do município e lutam por uma maior inclusão social, isto é verdadeiramente inclusão social, dando visão, audição, movimentos e até mesmo outra visão de um, mundo que até então eles desconheciam.

São fonoaudiólogas, pedagogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, são profissionais da educação que recebem treinamento especial, para poderem aplicar seus conhecimentos em favor de crianças especiais e com deficiências múltiplas. A rede municipal de educação envia ao CAEEDE 2 relatórios; 1 sócio-afetivo e outro da sala de aula, a partir daí, o CAEEDE direciona um pedagogo, para que este possa fazer um estudo do aluno e também de sua família.

Da Secretaria de Educação,  a coordenadora é Gilcélia Alves Azevedo Bonfim, que faz todo aperfeiçoamento e depois repassam em salas de aulas especiais, aos professores do CAEEDE como também da rede municipal de ensino, sendo ela responsável pela formação dos professores. Desde 2006, 2007 a 2013, vários professores já passaram pelo curso de aperfeiçoamento em 7 salas de aulas funcionais para a zona rural e 8 na área urbana.

Em julho próximo  haverá em vitória da conquista, a participação de 56 municípios, quando 2 coordenadoras de Eunápolis estarão mais uma vez em salas de aulas, para um aperfeiçoamento multidisciplinar, para então repassar às demais professoras, todo conhecimento na área. Para quem não conhece o CAEEDE fica na rua Agnus dos Santos 45 bairro Edgard Trancoso, vale a pena conhecer de perto, o que muita gente ainda nem sabe que existe. O rota51.com foi ver de perto a festa de São João de crianças, que cujo mundo é totalmente diferenciado e que muitos adultos ainda ignoram.

[nggallery id=317]

1 COMENTÁRIO

  1. gostaria de vos cumprimentar, antes de tudo e saber quais são os requisitos para beneficiar de assistência.

    tenho um sobrinho que está agora com 20 anos estudo dentro das suas deficiências até o 12º ano. agora os pais não sabem o que fazer dele pois com a idade a avançar ele não registra progressos no seu desenvolvimento.

    obrigado por toda a ajuda que possa ser prestada.

    ernesto Jessen

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui