Empresários, Vereadores e associações turísticas aderem ao Programa Território de Proteção

0
147

Veracel forma território de proteção.
Veracel forma território de proteção.

No dia 23 de maio, foi realizado o seminário “Proteção à Infância no Turismo”, no auditório do SENAC, com a presença de 17 instituições e signatários, como o Ministério Público, Secretaria de Turismo, além de empresários, representantes de associações e organizações da sociedade civil. Durante o evento, foi assinado o Termo de Adesão e Código de Conduta do Programa Território de Proteção, após apresentação do Programa pelas representantes do Instituto Tribos Jovens (ITJ) e da instituição parceira Childhood Brasil.

Outro importante ocorrido para o Programa Território de Proteção foi a participação na Sessão da Câmara Municipal de Porto Seguro, no dia 29 de maio. Nesta sessão, foi apresentado o Programa que, iniciado em 2006, se conceitua como um conjunto de parcerias estratégicas, que integra iniciativas, projetos e ações continuadas com os objetivos de promover, proteger e defender os direitos humanos de crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades tradicionais, na perspectiva do fortalecimento das políticas públicas relativas.

Durante a apresentação, a gestora de desenvolvimento do Instituto Tribo Jovens, Iane Petrovich, reforçou sobre a importância da união de esforços da sociedade civil, governos e empresários para se trabalhar em causas de tamanha relevância e, simultaneamente, desafiadoras como a proteção à infância no turismo. Eunice Britto, representante da Veracel Celulose, relatou sobre a parceria entre a empresa e o ITJ na luta do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente nas comunidades tradicionais indígenas e o trabalho feito em conjunto a Childhood Brasil e empresa Stora Enso.

Ainda nesta Sessão, a representante da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, Shika Anamiodi, apresentou os resultados da campanha promovida pelo município para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na região. A campanha foi lançada no último carnaval e vem sendo prolongada através de ações continuadas.

Os vereadores assistiram ao vídeo da campanha “Aqui nos protegemos! Eu faço parte do Território de Proteção”  e se comprometeram a apoiar o Programa em nome da Câmara de Vereadores.  Mais de 29 vereadores manifestaram reconhecimento ao trabalho pioneiro da atuação.

No dia 30, foi a vez da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) reafirmar seu compromisso na luta de proteção à infância no turismo. O presidente da associação, Flávio Pedrett, também assinou o Termo de Adesão e Conduta Ética ao Programa e convocou as empresas do ramo de alimentos para apoiarem o ITJ, contribuindo com o reforço nutricional de alunos de três escolas indígenas, especialmente as 600 que participam do Projeto Esporte e Lazer no Território de Proteção.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui