Porto Seguro completa 123 anos de emancipação política

0
236
Imagens de Porto Seguro, fotos de João cordeiro
Imagens de Porto Seguro, fotos de João cordeiro

Porto Seguro celebra hoje, 30 de junho, seus 123 anos de emancipação política. Fundada em 1534, no entanto, o distrito de Porto Seguro foi criado por força do Alvará datado de 20 de outubro de 1795. A vila foi elevada à categoria de cidade pelo Ato n.° 499, de 30 de junho de 1891.

Situada no Extremo Sul da Bahia, a cidade fica a distância de 707 km de Salvador, possui uma área de 2.408,594 e população de 126.770,594 -IBGE/2010. Porto Seguro vários distritos, Caraíva, Nova Caraíva, Itaporanga, Arraial d’Ajuda, Vale Verde, Trancoso, Pindorama, Vera Cruz, Agrovila e muitos povoados.

Quase toda a cidade de Porto Seguro está tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, não podendo ser construído prédios com mais de dois andares, tendo seu casario e paisagismo preservados, bem como um valoroso acervo histórico. A cidade foi instituída Monumento Nacional por Decreto Presidencial de 1973.  Existem vários monumentos históricos no Município, como exemplo, o Casa de Câmara, a Cadeia e várias igrejas construídas no Brasil Colonial, dentre outros.

Em Porto Seguro está o marco do Descobrimento vindo de Portugal, onde  de um lado está esculpido a cruz da Ordem de Avis e do outro o brasão de armas de Portugal. Uma das principais atrações da cidade é a Cidade Histórica. Além disso, o município possui exuberantes paisagens naturais, com lindas praias de areias brancas.

A economia é baseada no turismo, sendo um dos mais importantes destinos que mais cresce no Brasil. Turistas de todo o mundo visitam Porto Seguro, principalmente no Verão ou durante as consagradas festas de Carnaval prolongado, São João Elétrico e as tradicionais religiosas.

Ascom – Porto Seguro – Fotos – de João Cordeiro

 

[nggallery id=363]

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui