Eunápolis: Secretaria de Educação participa de Curso de Capacitação do TOPA

0
133

Teve início na manhã da última quinta-feira, 10/07, no Hotel Porto Nápolis, o Curso de Formação Continuada voltado aos coordenadores e alfabetizadores da rede municipal de ensino de Eunápolis. Oriundo do Programa Federal TOPA – Todos pela Educação, a formação é promovida pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal de Eunápolis e a unidade formadora UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.

Coordenadores, professores e orientadores do TOPA  FOTOS - Antonio Varjão
Coordenadores, professores e orientadores do TOPA FOTOS – Antonio Varjão

Com a participação da Secretária de Educação e Cultura do município, Adail Britto, o Curso de Formação tem duração de três dias e servirá não somente para aprimorar o conhecimento técnico, mas para discutir sobre as diferenças na alfabetização de adultos.

“Levar estas pessoas até a sala de aula é uma tarefa muito difícil, mas mantê-los em sala e despertar em cada um deles a vontade de aprender é algo mágico que precisa de sensibilidade e muita técnica por parte dos educadores. Esta é uma forma de pensar, agir e sensibilizar”, disse Adail Britto.

Segundo a Tutora municipal do TOPA, Professora Elezeita Salles, o programa possui em Eunápolis 97 turmas, 10 coordenadores e aproximadamente 1200 alunos distribuídos entre a zona urbana e rural, funcionando em escolas municipais e espaços alternativos.

TOPA -Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal, o programa ‘Todos pela Educação – TOPA’ trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade. Conforme dados do Governo do Estado, mais de 1,1 milhões de pessoas, de 407 municípios, já foram alfabetizadas pelo Topa, que se configura como o maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País.

Por: SECOM-PME/ASCOM-SMEC / Fotos: Antônio Varjão

 

[nggallery id=384]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui