Veracel apresenta os primeiros resultados do monitoramento da pesca na região

0
193

O Monitoramento do Desembarque Pesqueiro, desenvolvido a partir de uma parceria entre Veracel Celulose e CTA-ES Meio Ambiente nos municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália, já mostra seus primeiros resultados. As informações sobre o tipo de pescado, quantidade e rentabilidade monitoradas no primeiro semestre de 2014 foram apresentadas em reuniões ocorridas nos dias 30 e 31/07, nas Colônias de Pescadores Z-51 (Santa Cruz Cabrália) e Z-21 (Belmonte), respectivamente.

 

Terminal Marítimo de Belmonte-Veracel Celulose
Terminal Marítimo de Belmonte-Veracel Celulose

Os dados que mais chamaram atenção dos pescadores foram os principais tipos de peixes pescados nesse período e a rentabilidade adquirida com a venda destes pescados. De acordo com o responsável técnico pela pesquisa da CTA-ES, Joelson Musiello, o propósito deste monitoramento é entender o funcionamento da pesca na região de forma global para que todos os pescadores possam usufruir destes dados. “Essas informações irão apresentar a dinâmica da pesca destes dois municípios. Com isso, além de utilizar estes dados para a melhoria da pesca em suas colônias, estes pescadores também poderão buscar o fortalecimento da atividade junto a empresas privadas e/ou órgãos públicos”, explica.

João dos Santos Marinho, pescador há mais de 40 anos em Santa Cruz Cabrália, também acredita que este monitoramento irá contribuir significativamente para a pesca da região. “Nós temos o conhecimento do dia a dia, mas dependemos da natureza para pescar. Com estas informações, poderemos entender melhor como funciona o nosso mar e ter maior controle de como, onde e quando pescar cada espécie de peixe e qual a melhor época para isso”, afirmou confiante.

O coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos, explica que a cada seis meses serão apresentadas novas informações a respeito do desembarque pesqueiro aos pescadores de cada um destes municípios. O monitoramento terá a duração de 24 meses e poderá trazer informações ainda mais importantes para o desenvolvimento da pesca na região. “Esperamos que esses dados possam ajudar os pescadores a pensar a pesca de forma coletiva. Os resultados preliminares do monitoramento mostraram a importância da pesca para economia desses municípios, principalmente em Santa Cruz Cabrália. Esse monitoramento é importante para a Veracel porque fortalece a parceria entre a empresa e a comunidade de pescadores”, afirma Matos.

O Monitoramento de Desembarque Pesqueiro, faz parte do processo de licenciamento ambiental para a ampliação do Terminal Marítimo de Belmonte.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui