Eunápolis ganha Casa do Mel

0
198
Reunião de apicultores sobre a casa do mel
Reunião de apicultores sobre a casa do mel

Eunápolis foi contemplada com uma Casa do Mel, a partir de demanda que há vários anos vem sendo desenvolvida pela Associação dos Apicultores de Eunápolis – ASOAPE, com apoio do Sindicato Rural e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.

A conquista da Casa do Mel se deu pelo Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, cujo projeto visa o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Apicultura no Estado da Bahia. Eunápolis foi contemplada pelo EDITAL 06/2013, aprovado por Portaria de junho último, sendo que o terreno para sua implantação foi cedido em comodato pela Veracel, e situa-se atrás do Distrito Industrial.

Transporte dos toneis de mel de toda a região
Transporte dos toneis de mel de toda a região

Formada por 52 apicultores e com uma produção anual de 85 toneladas de mel (dados referentes a 2013), ASOAPE necessitava de uma Casa do Mel que suprisse sua necessidade de processar e envasar o mel na cidade, adquirindo o seu próprio SIF (Selo de Inspeção Federal). Assim, o mel aqui produzido (ver foto) será comercialização a partir da cidade. Aumentando nossa arrecadação e fortalecendo o município como produtor deste importante alimento.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento a produção de mel na cidade de Eunápolis tem importante fatia na economia. “Hoje parte da produção é comercializada no município de forma irregular, e a maior parte e vendida através de outros municípios ou estados. Para que todo o processo seja realizado de forma organizada e a produção seja otimizada, vimos a necessidade de uma Casa do Mel, e por isso o empenho da Prefeitura Municipal. Nosso intuito é estar presente em todas as ações que auxiliem no desenvolvimento econômico da cidade e a produção de mel, com certeza, é uma delas”, concluiu Roberto Martins.

Por: SECOM-PME/ASCOM-SEDES / Fotos: ASCOM-SEDES

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui