Assistência Social de Eunápolis conquista Gestão Plena do SUAS

0
265
Equipe SEMAS, premiada
Equipe SEMAS, premiada

Um feito importante aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15/09, quando a Secretaria de Assistência Social de Eunápolis, por unanimidade entre técnicos e conselheiros da Comissão Integrada Bipartite – CIB no Estado da Bahia, conquistou a Gestão Plena do Serviço Único de Assistência Social do Município.

Após um processo minucioso de análise documental, dos serviços, estruturas físicas, Conselho Municipal de Assistência Social e equipe técnica, técnicos da gestão do SUAS no Estado da Bahia que visitaram a cidade para avaliar se Eunápolis se enquadrava nas exigências necessárias para gestão plena do SUAS, chegaram a conclusão que o município de Eunápolis cumpre todos os requisitos impostos pela Norma Operacional Básica 2005/2012 do MDS, além de ser uma das cidades na Bahia a possuir o maior número de serviços sociais ofertados, sendo que muitos deles financiados com verba 100% municipal.

Com a Gestão Plena do SUAS Eunápolis assume as articulações de toda a proteção básica na assistência social, também com a obrigação de organizar a rede e prevenir as situações de risco. Em contrapartida, o repasse de verbas ao município aumenta consideravelmente e novas verbas para investir em programas sociais serão destinadas ao município. A Gestão Plena também ajuda a desburocratizar o sistema de repasse de recursos para proteção básica, que passam a ser depositados, diretamente, no Fundo Municipal de Assistência Social.  Além disso, com a gestão plena a cidade está apta a reivindicar recursos estaduais e federais para instalação de mais dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma equipe volante que atenderá a zona rural.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Ciça Guerrieri, os grandes avanços alcançados pela SEMAS se devem ao comprometimento de toda a equipe e principalmente ao compromisso do prefeito Neto Guerrieri em consolidar a Política Nacional de Assistência Social em Eunápolis, sempre atendendo as exigências determinadas pelo governo, como a contrapartida de investimentos do próprio município e a rigorosa prestação de contas, além de autorizar a implantação de serviços necessários à população eunapolitana mesmo sem verbas estaduais ou federais.

“Acredito que trabalhar nesta pasta exige muito de nós como seres humanos. Temos que enxergar com sensibilidade as inúmeras dificuldades que o outro enfrenta diariamente e se propor a resolver cada um deles através dos inúmeros serviços que dispomos. É isso que vejo no Prefeito Neto, o desejo em sanar as dificuldades encontradas pelo povo Eunapolitano. Acredito que foi isso que os técnicos viram em nossa cidade, uma equipe e uma gestão comprometida em proporcionar o melhor por quem mais precisa”, disse Ciça Guerrieri muito feliz com a grande conquista.

Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAS  /  Foto: Antônio Varjão

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui