O combate ao câncer se tornou uma luta cotidiana de todos.

0
173

A Secretaria de Saúde com o apoio da prefeitura Municipal de Eunápolis, através do prefeito Neto Guerriere, como sempre esteve, este ano mais uma vez se empenhas e palestras e treinamento do pessoal da saúde contra o câncer de mama e completando  o trabalho,  combate-se também o câncer do útero.

Na manhã desta 2ª feira 13/10m aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores um treinamento ministrados por médicos e especialistas da área, no sentido de mostrar como é feito o  trabalho de campo e orientação ao paciente que ainda não sabe, ou que não tem as devidas orientações de como se portar diante da doença.

Na parte da tarde, aconteceu uma palestra com a enfermeira oncologista Kátia Baldiene,  que falou das dificuldades encontradas pelos pacientes e também pelos acompanhantes. Segundo Kátia, a doença não é fácil de ser aceita e muitas vezes, familiares precisam se disponibilizar de todo tempo para cuidar do seu ente querido.

Por isto existe um treinamento para o acompanhante, para que ele possa saber cuidar do paciente tanto no hospital em caráter de internamento como ambulatorial, mas para isto é preciso que exista uma pessoa com tempo suficiente para cuidar do paciente em tempo integral.

Kátia ainda falou dos exames que o paciente tem que submeter, dos exames caseiros para detectação de nódulos, a busca de um especialista e inicio de tratamento, para os agentes de saúde que participaram deste treinamento hoje 2ª feira e irão participar do mesmo treinamento amanhã 14/10, que esta acontecendo e irá acontecer no setor de treinamentos da Secretaria de Educação, para que estes, no seu campo de trabalho, possam desenvolver a sua função de orientação, ajuda e até mesmo na indicação medica ao paciente e seus familiares.

Toda esta movimentação faz parte do programa “Outubro Rosa “quando em todos os anos, o Brasil inteiro se movimenta no combate ao câncer tudo isto, sob a coordenação de especialista  e coordenadora do Programa “Saúde da Mulher” Alessandra Carvalho. Kátia pertence a uma ONG de Salvador, NASPEC Núcleo de apoio ao Paciente  com Câncer.

[nggallery id=609]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui