Quase 20 mil voltam às aulas na rede municipal de Eunápolis nesta segunda

0
484
Escola Municipal Gabriel José Pereira

Começam nesta segunda-feira (19/02) as aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Eunápolis. São 35 escolas na zona urbana, além da unidade do Caeede (Educação Inclusiva), 7 escolas na zona rural e 4 extensões, mais a Creche Sagrado Coração de Jesus (Extensão da Creche Ayrton Senna), totalizando 47 unidades escolares que voltam às suas atividades normais.

Conforme a Secretária de Educação Cultura e Esporte Maureen Lacerda, o ano letivo começa com poucas pendências, tendo em vista que 11 escolas foram reformadas a partir do mês de novembro de 2017. Ela destaca que a programação do transporte e da merenda escolar está pronta para ser colocada em prática na próxima segunda-feira.

O ano letivo terá carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado a reuniões docentes, aos estudos de recuperação e avaliação final. Perto de 20 mil estudantes estão matriculados na rede municipal, informa a Secretaria.

Em 2017 estavam matriculadas em creches municipais 649 crianças. Cerca de 2.039 estavam na pré-escola (4 e 5 anos). Nos anos iniciais do ensino fundamental estavam matriculados 8.079 estudantes. Nos anos finais haviam 6.437 alunos matriculados. Já a Educação de Jovens e Adultos – EJA registrou 1.774 alunos em 2017. Cerca de 3.888 na zona urbana e 1.572 alunos na zona rural utilizam o transporte público escolar, conforme dados do Censo Escolar de 2017.

O Calendário Escolar Padrão para este ano letivo, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, abrange férias do professor, recesso, total de dias letivos, início e término do ano letivo, estudos e avaliação final, a ser obedecido pelas Unidades Escolares.

PAQUETÁ e ARNALDÃO – O novo contingente de alunos que passou a residir nos recém-ocupados bairros Paquetá e Arnaldão, situados na região da Estrada do Alecrim, deverá frequentar as escolas Paulo Freire e CEMEI do Alecrim 1, provisoriamente, até que sejam efetivadas as adequações no prédio onde funcionou o colégio interno da Associação Menino Jesus e que deve abrigar até 600 alunos.

Já a unidade situada no Arnaldão, que receberá adequações, deverá abrigar outros 280 alunos. Ambas as escolas deverão abrigar com todos os itens os alunos dos dois novos bairros. Para que esses novos alunos frequentem a escola nestes primeiros dias, a Secretaria de Educação montou uma programação especial de transporte escolar, para leva-los e busca-los da Escola Paulo Freire e do CEMEI do Alecrim 1.

Ascom/Eunápolis

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui