Depois que o vereador Adriano fez a leitura bíblica, foi feita a Oração do Dia, o diretor legislativo Milton Guerreiro leu a ata da sessão anterior que foi aprovada por todos o vereador Pedro Queiroz leu a Ordem do dia, para as votações das indicações, aí então, foi feito o intervalo regimental.
No retorno aos trabalhos, o presidente da CM#E anunciou 5 minutos para que cada vereador pudesse defender suas indicações em a intervenção de nenhum outro edil. Falou no pequeno expediente o vereador Renato Bromochenkel defendendo e pedindo aprovação de sua indicação de nº 57, quando pediu que o município, viesse atender a reivindicação dos moradores do bairro Delta Park, que estão sem água. Bromochenkel disse que empresas vendem os lotes, a aprovação dos mesmos não passa pela câmara e o prometido fica só na promessa, o que deixa todo um bairro cheio de necessidades e a EMBASA, nada faz para amenizar a situação, a denúncia ainda mostra que dois funcionários das empresa SAE, recebem da prefeitura nada fazem, o vereador mostrou o espelho da folha de pagamento destes funcionários, que já receberam mais de 200 mil reais.
No grande expediente, a Vereador Arilma vem denunciar a saúde pública, o péssimo atendimento no Hospital Regional de Eunápolis, o HRE, segundo a vereador, a alimentação é ruim com carne de soja e sem qualidade, e pede que o Ministério Público tome uma providência. Já que os vereadores, perderam o direito de fiscalizar.
Já o vereador Pedro Queiroz, falou sobre o corpo e bombeiros, que está a ponto de retornar para Porto Seguro, por falta de apoio das prefeitura municipal, pois falta alimentação, funcionários para os trabalhos internos, e que a prefeitura não liga a mínima para estas necessidades, e que a administração está sem tempo para bancar a reeleição, em aparte o vereador Jairo Brasil, em seu comentá4rio, disse que a Igreja Adventista, está distribuindo marmitex no HRE, dizendo que um locutor de rádio, critica os vereadores e que esta administração é descarada e corrupta.
Vereador Tiago Mota, também fez críticas ao HRE e PSFs, dizendo quer estes não tem médicos para fazerem pedidos e, falou dos professores, que estão sem o piso nacional para este ano de 2023.
O presidente da CME, usou a tribuna para defender o seu projeto 32, que versa sobre a autorização para distribuição de medicamento com base no CANABIDIOL e ou TETRAHIDROCANABINOL, para tratamento de algumas doenças, tais como reumatismo, mal de Parkinson dentre outras, sendo estes a base do THC e CBD, sendo que estes medicamento tem sua origem na “maconha”, para que estes medicamento possam ser distribuídos sob prescrição médica, nos postos de saúde, através do SUS, Sistema Único de Saúde.
Artur Dapé, usou a tribuna para defender a atual administração e dizer o que está sendo feito, para encontrarem uma solução para a situação, chegando a citar a pessoa do secretário Osvaldo Soares Filho, uma das pessoas que estão trabalhando neste sentido, disse também que o HRE e PSFs, não atende somente pessoas de Eunápolis, mas sim de toda a região inclusive de Minas Gerais, como no caso, Salto das Divisa.
O vereador Zé Carlos, usou a tribuna, para falar sobre a administração, dando conta de que que não se deve falar do passado para falar da miséria dos outros. Zé Carlos falou sobre o HRE e disse que muita coisa não é vista, pois o hospital atende pacientes de Itapebi, Porto Seguro, Salto da Divisa e muitas outras cidades circunvizinhas e que prefeitos alugam casas na cidade para alojar seus cidadãos, para serem atendidos no HRE. Zé Carlos fez um discurso entusiasmado e muito contundente sobre a situação e das críticas feitas à administração.
Carmem Lúcia do mais fundo, nas suas palavras deixou transparecer que os agora
“adversários”, já foram à prefeita pedir favores e que agora estão do outro lado, pedem favores e depois viram as costas. O deveria s34r feito, era para os vereadores estivessem do lado a prefeita, para ajudar a governar e, não para defender interesses pessoais, falou que o HRER recebe pacientes de toda a região e que, a contratação da empresa APAS, foi uma tentativa de melhorar ainda mais os serviços do HRE, mas que não deu certo, emendou que não é só o executivo que erra, mas o legislativo também. Carmem Lúcia disse que a briga dela é em favor da cidade, do município e o que ela puder fazer par ajudar Eunápolis, ela fará.
O vereador Renato Bromochenkel retornou à tribuna no grande expedientre, para rebater as críticas feitas pelos adversários na tribuna, dizendo que nenhum vereador quer trabalhar errado mas que denunciou a APAS no Ministério Público, denunciou a gestão por dar aos pacientes soja com arroz, e denunciou que a família está rica w cheia de dinheiro, se referindo à administração.
Zé Carlos, retornou dando conta de que o Hospital de Porto Seguro está pior do que o HRE, e falou que vendo Renato, Tiago e Arilma cobrando e, disse que é uma vergonha estarem cobrando do município a manutenção do Corpo de Bombeiros, pois esta instituição é militar e ligada diretamente ao Governo do Estado. Zé Carlos falou que o HTRE ficou 6 anos parado, no governo Robério Oliveira, e que se não fosse a Veracel a coi9sa estaria muito difícil, Zé Carlos falou também sobre a situação de muitas prefeituras, pois o governo tirou o FPM e as prefeitura estão pobres. Zé Carlos disse que os 17 vereadores, poderiam ir a Salvador acampar perto do Palácio, até serem recebidos pelo governador e, com ele fazerem todas as reclamações possíveis em favor do município.
Jairo Brasil usou a tribuna para também fazer as suas críticas, quando perguntou qual prefeito tirou o HRE do Estado e o trouxe para o município, e disse que os vereadores precisam participar do destino da prefeita. Em aparte o vereador Bromochenkel disse que está atrás de obras, Tiago Mota, criticou um locutor de rádio que diz que os vereadores produzem “fake news” e que é um pau mandado.
Antes das votações, o vereador Tiago Mota pediu vistas ao seu projeto de número 24, para algumas mudanças, para privilegiar ainda mais o eunapolitano, o referido projeto será votado em 2 sessões na próxima 5ª feira.
Antes do final da sessão os vereadores Zé Carlos e Renato Bromochenkel se estranharam e quase partiram para “tudo ou nada”, só não foram no “braço” devido a intervenção de outros vereadores, e Zé Carlos é raposa velha, o rogta51.com registrou o “tendepá”. (destempero)
A Ordem do Dia está nesta edição, com as aprovações feitas em plenário. Nova sessão será na próxima 5ª feira, 21/09, às 9 horas da manhã na CME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.