No dia 27/12/2023, a Polícia Civil da Bahia recebeu pela Polícia Militar a apresentação de um homem preso em flagrante por se passar por falso médico e atuar dentro do Hospital de Itagimirim/Ba, tendo sido apreendido com ele um estetoscópio e carimbo falso. Enquanto policiais militares estavam na frente do hospital, o falso médico ainda tentou fugir e passar despercebido, tendo sido interceptado pelos mesmos policiais na BR101, sentido Eunápolis, logo em seguida.
Em diligências investigativas feita pela Polícia Civil, foi identificado que o falso médico foi condenado a uma pena de 02 (dois) anos de reclusão pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia no dia 11/11/2022, pela prática dos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público, porque em 07/03/2016 teria feito uso de documento falso consistente em diploma de conclusão de curso de medicina. Documentos pessoais do falso médico com três datas de nascimento diferentes também foram apreendidos e encaminhados para perícia. A Polícia Civil também juntou imagens da tentativa de fuga do falso médico.
Fichas de atendimento médico assinado pelo falso médico foram identificados, razão pela qual a prisão foi ratificada pelo Delegado de Polícia pela prática dos crimes de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, tendo em vista que ele estava inserindo informações falsas (carimbo e assinaturas falsas) em documento público (ficha de atendimento médico) no exercício ilegal da medicina. Um inquérito foi instaurado para dar continuidade às investigações, estando o preso à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: 23ª Coorpin/Eunápolis