CCZ de Eunápolis retoma castração de cães e gatos

4
1478

Cão caseiro (foto Pbarbosa)
Cão caseiro (foto Pbarbosa)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica o controle da população de cães e gatos, retomando o serviço de esterilização de fêmeas e machos. Tomando a decisão de esterilizar seu animal, você também evita a procriação sem controle, e incentiva a posse responsável dos mesmos. Com essa medida, a SMS promove um controle sobre as chamadas crias irresponsáveis, evitando no futuro que os animais sejam abandonados nas ruas, ou mesmo que sofram maus-tratos.

O Médico Veterinário do CCZ, Dr. Ricardo Batista, informa também que a esterilização dos animais reduz muito à incidência de doenças reprodutivas que podem levar o animal a morte. De acordo com o Dr. Ricardo esta é uma medida de prevenção que pode ser utilizada nos cães a partir dos 8 meses e nos gatos a partir dos 6 meses. “A prevenção é de suma importância para evitar problemas futuros com a saúde pública e com seu animal”, disse ele.

Cães e gatos (foto Google Images)
Cães e gatos (foto Google Images)

A CIRURGIA – O procedimento consiste na retirada de ovários e útero – no caso da fêmea – e dos testículos – no caso do macho – sendo realizado por um médico veterinário, com o animal sob efeito de anestesia.

Entre as suas principais vantagens estão um menor risco de câncer de útero, mama, ovário e próstata; o sangramento e o cio deixam de ocorrer, assim como o barulho em função dele; além da melhoria da qualidade de vida do animal, entre outras.

As cirurgias estão sendo realizadas gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses, e as pessoas que tiverem interesse podem marcar o procedimento de seu animal através do telefone 3281 -3690, ou diretamente no CCZ.

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi me chamo domingos gostaria de saber se vcs tao mantando os animais ainda pq tenho q deixa ai 3 cachorro pq tenho q acompanha minha tia pra fazer um tratamento dela de saude nao tenho com quem deixa os animais mais nao gosta q vcs matassem e sim coloca se pra doacao tem como

    • Jenae, o prefeito Robério não usou do bem senso, e impediu com as desculpas mais esfarrapadas o processo de vacinação, e em sequencia a castração, pois o CCZ esta sendo reformado, esperaram cair pra poder consertar, agora, todos terão de esperar o CCZ ficar pronto, tudo isto porque a equipe que veio a Eunápolis é um trabalho de um deputado, e Robério, ficou co medo de dividir os poucos votos da filha com o deputado promotor do evento, agora é so aguardar, coisa de FRATERNOS, voce entende né?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui