Defesa Civil realiza Semana Municipal de Redução de Desastres em Eunápolis

0
520
Ciça Guerriere Sec da Ação Social e Cristina Barbosa da Defesa Civil
Ciça Guerriere Sec da Ação Social e Cristina Barbosa da Defesa Civil

A Defesa Civil de Eunápolis, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou durante toda a segunda semana do mês de outubro a Semana Municipal de Redução De Desastres. Com inúmeras atividades desenvolvidas no município, entre elas, palestras e oficinas, a de maior relevância foi o Mutirão da Rua da Bica, uma das áreas de risco no município de Eunápolis.

Com o título “Protegendo o Cidadão e a Natureza”, o projeto de proteção e defesa civil em área de risco teve início com a coleta de lixo e capina da área durante dois dias, de onde as equipes de limpeza pública retiraram do local diversas caçambas de lixo.

De acordo com Cristina Tremura, Coordenadora Municipal da Defesa Civil e responsável pela execução do mutirão, o lixo tornou-se um grande entrave também para a Defesa Civil, pelos problemas associados a ele. “O acúmulo de lixo nos córregos leva a inundações na época das chuvas e é a principal razão para desmoronamentos e destruição de residências. O lixo também atrai mosquitos, ratos e cobras. Acumular lixo é plantar problema”, contou ela.

Durante a capina e limpeza, a Defesa Civil e técnicos da Secretaria de Assistência Social, Saúde, Serviços Públicos, Infraestrutura e Meio Ambiente distribuíram sacos de lixo para que os moradores pudessem também limpar seus quintais.

No último dia na comunidade, denominado, Sábado na Praça, stands da Prefeitura Municipal foram montados disponibilizando diversos serviços municipais aos moradores da comunidade. Além das secretarias municipais, a Defesa Civil contou com a presença de parceiros como: professores e alunos do IFBA dos cursos de engenharia, enfermagem, edificações e meio ambiente, OAB/Eunápolis e voluntárias da Defesa Civil (150 pessoas).

Além das ações efetivas, a Defesa Civil distribuiu cartilhas de ações preventivas para o período de chuvas, lixo no lixo, passatempos para as crianças e apresentação de filmes de prevenção. “Foi um trabalho muito produtivo da Defesa Civil e que contou com muitas parcerias. Tenho certeza que com o comprometimento da Defesa Civil e todas as parcerias que vem conquistando, não somente as zonas de risco, mas toda a cidade tem muito a ganhar”, finalizou a Secretária de Assistência Social de Eunápolis, Ciça Guerrieri.

Por: SECOM-PME / Fotos: Antônio Varjão

[nggallery id=627]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui