Lions Club incentiva doação de sangue

0
647

25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, LIONS CLUBE SANTA CRUZ, sede Eunápolis-BA, enfatiza a importância da campanha.

Neste dia 25 de novembro, é comemorado o dia nacional do doador de sangue, data que foi criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com o objetivo de sensibilizar a população da importância desse gesto nobre que pode salvar vidas.

O Lions Clube Santa Cruz, homenageia todos que direta e indiretamente estão envolvidos nesta corrente de amor ao próximo, doando sangue nesta semana de sensibilização nacional.

A doação de sangue é segura, todo procedimento é orientado e acompanhado por profissionais da saúde. Após a doação, entre dois e três dias a quantidade de sangue doada já é reposta pelo seu organismo.

“Doar sague é reafirma o amor que temos com o próximo, um ato que além de estar salvando vidas, traz o verdadeiro significado da palavra solidariedade. Com apenas cinco minutos, você pode ser a esperança de uma vida longa a quem precisa.” Romênia Scaramussa, presidente Lions Clube Santa Cruz, sede Eunápolis.

⚠Recomendações para o dia da doação:

. Nunca vá doar sangue em jejum;

. Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

. Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

. Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;

. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;

🚷Quem não pode doar?

 . Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;

. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

. Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sílilis e doença de chagas;

. Usuários de drogas;

. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;

🔁O que acontece com o sangue doado?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.

O Lions Clube Internacional é o maior clube de serviço do mundo, presente em 213 países nos cinco continentes. O único clube de serviço com cadeira cativa na ONU (Organização das Nações Unidas) com poder de veto.

A instituição está presente ao redor do mundo ajudando os mais necessitados e as causas humanitárias. Estivemos presente no desastre de Mariana com ajuda voluntária e financeira, no resgate as crianças na Tailândia de igual forma e agora dentre várias campanhas destaca-se a ajuda expressiva aos Venezuelanos.

Salientamos as diversas metas do calendário internacional, onde os clubes locais devem cumprir dentre elas; campanha contra diabetes, visão, câncer infantil, meio ambiente, doação de sangue dentre outros.

Onde há uma necessidade a um leão.

AL: 2018/2019

ASCOM: Lions Clube Santa Cruz.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui