A tocha olímpica de 1972, passou pelo maior povoado do mundo; Eunápolis.

10
12814
Alcides Lacerda segurando a tocha das olimpíadas de Munique de 72
Alcides Lacerda segurando a tocha das olimpíadas de Munique de 72

Esta é mais uma história do maior povoado do mundo que poucos se lembram, mas talvez algumas pessoas que ao virem estas fotos, poderão se reconhecer nelas, e lembrar que a tocha olímpica, das Olimpíadas de Munique realizadas em 1972, passou por Eunápolis, ainda o maior povoado do mundo, e foi recepcionada pelo ex prefeito de Cabrália Alcides Góbiras Lacerda.

 

Alcides Lacerda e o seu "Cantinho da Saudade" na residência da familia
Alcides Lacerda e o seu “Cantinho da Saudade” na residência da familia

Nas fotos aqui expostas e, que foram gentilmente cedidas pela profª Cristina Góbiras Lacerda, filha e historiadora do seu pai Alcides Lacerda, mostra que, naquele tempo, o conhecido 64, o maior povoado do mundo, recebeu a tocha olímpica e, ao lado do seu pai várias autoridades se fizerem presentes.

Pessoas presentes ao evento
Pessoas presentes ao evento

Alcides Lacerda prefeito de Santa Cruz Cabrália, Manuel Carneiro prefeito de Porto Seguro, em uma das fotos vê-se Liderico Meira esposo de D. Expedita, ambos ex vereadores, a profª Joselita sobrinha do ex prof. Jairo falecido a uns tempos atrás, Elivar Moura Ferreira também ex prefeito de Cabrália, e algumas outras pessoas que a profª Cristina não se lembra o nome, mas que deixaram seus rostos estampados na história do município, este evento contou com a presença de um representante do Ministério dos Esportes à época, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar, e segundo profª, seu pai só não foi preso, por que fugia muito, mas era um esquerdista de coração e ideologia, pois ele pensava que todos poderiam ser exatamente e socialmente iguais.

Alcides Lacerda e o certificado pela recepção à tocha
Alcides Lacerda e o certificado pela recepção à tocha

Em outra foto, Alcides Lacerda recebeu um diploma, ou certificado como queiram alguns, como uma condecoração oficial, por ter sido ele, o anfitrião da tocha olímpica, que depois de passar por Eunápolis, ela seguiu até Itabela, onde a prefeitura forneceu todos os aparatos para que a tocha foi levada de Eunápolis até Itabela, quando foram fornecidos carros, alimentação e água, a profª Cristina não se lembra mais, o rumo da história.
Com 18 anos de idade, a profª Cristina já formada, foi a primeira Secretária de Educação do município, depois retornou ao cargo durante o governo de Paulo Dapé e finalmente assumiu a Secretaria por 1 ano no governo de Robério Oliveira.

A 1ª prefeitura de Eunápólis, o cartório eleitoral e a secretaria de educação na av Santos Dumont
A 1ª prefeitura de Eunápólis, o cartório eleitoral e a secretaria de educação na av Santos Dumont

A reportagem do rota51.com, esteve algum tempo com a profª, na residência da família na rua Joana Angélica, onde vários pontos importantes da história do antigo 64 e depois Eunápolis, passam pela sua família, por exemplo, a sua mãe, D. Ninete Tavares Lacerda foi a 1ª professora de Gabiarra, isto pelos idos de 1950, onde nas horas vagas tomava conta do cartório da família, que pertencia a sua irmã, hoje um nome de alta relevância na sociedade de Eunápolis, que é carinhosamente chamada de “Tia Lourdes”, dona do cartório, que quando nascia, ou uma pessoa contraía matrimônio, tinha de deixar Eunápolis e fazer os registros em Gabiarra, no cartório de Tia Lourdes. Esta histórias ainda poderão ser contadas aqui no rota51, em uma parceria cultural entre a historiadora e profª Cristina Lacerda e o editorialista deste portal de noticias.

Ao fundo e, ainda em construção a Matriz de Eunápolis, hoje o local é conhecido como Praça da Matriz.

Alcides Lacerda na praça do Gusmão
Alcides Lacerda na praça do Gusmão

Existem histórias que precisam ser contadas, para que a sociedade não fique tomando conhecimento apenas dos fatos atuais, onde a cultura de uma cidade, antes o maior povoado do mundo, precisa ser contada, para que todos possam fazer uma separação, dos políticos verdadeiros e dos aproveitadores atuais, que fazem do financeiro de uma prefeitura e que sai do bolso do povo, para abastecerem as mesas fraudulentas de uma história que precisa ser contada e, bem contada.

10 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado minha colega cristina que gentilmente forneceu um pedaço da história de Eunápolis/Santa Cruz Cabrália ba onde tambem aparece meu pai Liderico presidente da Câmara de vereadores..e tambem com minha irmã telma, fizemos este percurso até Itabela com a tocha olímpica.

  2. Quero parabenizar o site rota51.com, pelo resgate dessa memoria histórica de Eunapolis. Tocha olímpica passando no maior povoado do mundo. Pergunto me, o que motivou o governo militar passar com a tocha por Eunapolis? Talvez a professora Christina que é historiadora possa nos fornecer uma resposta, ou respostas. Em tempo de olimpíadas no Brasil, parabéns pela materia.

  3. Para concluir a questão da tocha
    Foram 20 alunos escolhido pelo Colégio James Wright que levamos ate Itabela tendo apoio em uma perua combi na qual cada aluno percorria media 500 mts.até chegar em Itabela eu tive o prazer de fazer parte desses 20. Fica o meu registro abs. Dika.Comentários

  4. um pouco da historia de Eunápolis! muito legal! mas a seguinte frase merece destaque: “para que todos possam fazer uma separação, dos políticos verdadeiros e dos aproveitadores (corruptos, safados, ladrões) atuais”…

    • Veja bem caro amigo, a atual administração e o secretário Arnaldo Vianna, que chamaram os concursados e aprovados nos concursos de 2011 e 2012, estes so podem ocupar os cargos para os quais fizeram o concurso, pois os concursos foram feitos na administração de Robério Oliveira, mas se o seu filho tem as provas das denúncias feitas, é só ir ao Ministério Público que a correção é feita imediatamente, Neto Guerrieri começou a sua administração em 2013, Se o seu filho for ao Ministério Público, tanto dr Dinalmari quanto Dr. João restabeleceram os direito do rapaz imediatamente. Postei o seu recado por respeito ao internauta, mas quem resolve estes problemas é exatamente o Ministério Público.

  5. Em 1972, o prefeito era mesmo Manoel Carneiro ?
    Sempre soube que Parracho foi prefeito entre 1971-1972 !
    Caso esteja errado, por favor, corrijam-me !

    • Meu amigo, o que acontece é que á época, Eunápolis era divida em duas partes, uma parte pertencia a Porto Seguro e a outra parte a Cabrália, e Alcides Lacerda, tinha a prefeitura aqui em Eunápolis, e foi Alcides Lacerda quem recepcionou a tocha, a prefeitura de Cabrália, era onde é hoje o ginásio coberto do Pequi, o Aurora. Tanto que as fotos, foram cedidas pela professora Cristina Lacerda, filha do então prefeito Alcides Lacerda.

  6. Eu, Roselé Fernando de Andrade, natural de Cedro do Abaeté – MG, morador e estudante na cidade de Luz em Minas Gerais. lembro-me ter participado deste evento em 1972. Ajudei a levar a Tocha Olímpica de Luz até Bom Despacho. Foi um acontecimento muito emocionante que me lembro bem. Esta tocha veio de Formiga. Ai a recebemos em Luz, na BR 262 e a levamos até Bom Despacho.
    Gostaria de saber mais detalhes deste evento.

  7. Eu, Roselé Fernando de Andrade, morador e estudante da cidade de LUz, em Minas Gerais. Lembro-me ter participado deste evento em 1972. Esta Tocha Olímpica veio da cidade de Formiga. A recebemos na BR 262 em Luz e a levamos até Bom Despacho – MG. Foi um acontecimento muito emocionante.
    Gostaria de saber algo mais deste evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui