Casamento cigano, é festa pra muitos dias, dentro da tradição cigana.

0
922
Dionerio e Tainara jovens nubentes

Desde este sábado, 06/04, que a comunidade cigana do bairro Juca Rosa está em festa, quando um sítio foi alugado para abrigar ciganos de vários estados como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, dentre outros, para, dentro das milenares tradições ciganas, reverenciarem a união dos jovens, Dionerio e Tainara.

Os costumes são diferentes e obedecem a um rito milenar, e a diferença está na festa, são praticamente 3 dias de festa com muita fartura, muita música e muita alegria. Destaca-se no entanto, as mulheres ciganas que ricamente vestidas ostentam, seus vestidos nas mais variadas cores e os enfeites mais suntuosos, originárias praticamente da Índia, as mulheres são as mais bem vestidas do mundo, isto sem perderem a simpatia e a educação esmerada com que recebem seus convidados.

Vejam o que falam dos dias atuais:    https://youtu.be/ep-2T8AR3tM

Presente ao evento, o guia espiritual dos ciganos, o Bispo D. José Edson, que há mais de 23 anos, segue sempre orientando e aconselhando de forma espiritual a todos da comunidade, de acordo com uma entrevista feita com o bispo, existem muitos de seus alunos, hoje alguns empresários bem sucedidos e, até mesmo professores universitários.

A festa foi organizada por Vagner cigano, que recebeu a todos de forma muito cordial, tal como aconteceu com a equipe do rota51.com.  D. Jose Edson, guia espiritual dos ciganos:

A música esteve a cargo de Gil Lopes e sua banda de Camaçari, e depois Mike Cigano que veio de Salvador, exclusivamente para este festejo, embora alguns outros tenham se apresentado dando uma “canja”, o que aumentou ainda mais a festa. Presente também o vereador de Simões Filho.

Mas uma curiosidade é que, as crianças já crescem aprendendo o dialeto cigano, que é falado entre eles, ou então, quando querem se comunicar com outro cigano, mas que por perto tem alguém que não pertence a mesma comunidade, no entanto existem vários dialetos, isto dependendo da etnia.

Porém uma outra festa está marcada, que será o Dia Internacional do cigano que deverá acontecer no mês de maio, quando o rota51.com deverá estar presente registrando todo acontecimento. De acordo com alguns vídeos, hoje, os ciganos estão muito mais felizes, pois antigamente, eles eram excluídos da sociedade, os ciganos eram relegados a um segundo plano, mas de acordo com D. Rosa, hoje os ciganos já fazem parte de um sociedade que já não os rejeita mais, pois embora sejam oriundos de vários países, hoje são todos brasileiros natos, e ajudam a compor a sociedade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui