O eunapolitano foi pego se surpresa, com os aumentos de taxas e serviços, a determinação foi publicada no “Diário Oficial do Município”, quando novas taxas estão sendo impostas ao povo eunapolitano.
A prefeita Cordélia Torres publicou no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (13/01), os Decretos Municipais N° 9464, 9468, 9469 e 9470 onde aumenta em 24,27% a tarifa de cobrança de importantes tributos do município: Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU; Tarifa de Iluminação Pública; Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN; Taxas Ambientais; Licença para execução de obras; taxa de inspeção sanitária; fiscalização sanitária e o Imposto Territorial Rural – ITR.
Tão logo houve a publicação do decreto, muita gente, principalmente os de baixa renda, trabalhadores autônomos e braçais, deram um salto de indignação, os assalariados então ficaram sem saber o que fazer, embora o IPTU seja pago uma vez por ano, mas as demais taxas, como as de iluminação pública, foi um Deus nos acuda, e a reclamação é a mesma de sempre, se Eunápolis tivesse uma iluminação digna, até que ainda ia, mas a iluminação urbana é a pior possível, com isto, os trabalhadores de baixa renda, estão reclamando muito e isto, é apenas os que estão sabendo e muitos ainda só vão saber quando as contas chegarem às suas portas, então o chororô vai ser total, agora é esperar pra ver o que acontece.
Prefeituras fecham o comércio, proíbem as pessoas de trabalhar e até de circular pela cidade e depois aumentam os impostos e contribuições. Muito bem. Os próximos decretos serão para reabrir as empresas que quebraram com as restrições, recuperar os empregos perdidos e obrigar os supermercados e comércio em geral baixar os preços abusivos? Alguns produtos tiveram aumento de mais de 100% desde o início da pandemia.