Terceirizadas da Veracel fazem demissões em massa

0
1278
Tico Lisboa, Presidente do STTR
Tico Lisboa, Presidente do STTR

Em entrevista no início da tarde desta segunda-feira (01/06), ao âncora do programa Sociedade Anônima da Rádio Ativa FM (92,7 mhz), Jota Bastos e, ao repórter Bento Quinto, do NossaCara.com, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do Município de Eunápolis, Tico Lisboa informou que a empresa CARPELO, uma das terceirizadas da VERACEL CELULOSE, acaba de demitir pelo menos cerca de 160 trabalhadores, praticamente a totalidade do seu quadro de pessoal. O motivo, segundo o dirigente sindical, seria a falta de fechamento de novo acordo nas negociações com a contratante VERACEL.

Enquanto a CARPELO arruma as malas para deixar o Município e ou, a Região, o distrito de Barrolândia sofre esse impacto econômico e social, já que a grande maioria dos demitidos é dessa localidade. Eunápolis, que é o centro de toda essa microrregião, também sofre o impacto negativo dessas demissões que, inclusive, deve se agravar com a demissão em massa prevista para os próximos dias, de todo o pessoal da BONELLA FLORESTAL. O motivo aqui seria o mesmo: questão de não conseguir ajuste para fechamento de contrato com a VERACEL.

Toda essa situação é acompanhada de perto pelo Sindicato (STTR), que vem recebendo levas e levas de demitidos para as homologações e cálculos trabalhistas. Tico Lisboa, diz que o Departamento Jurídico da entidade já foi acionado e que todas as providências junto à Justiça do Trabalho vêm sendo tomadas. Informa ainda que “parte do pessoal demitido da CARPELO é aproveitado ou absorvido pela KTM”, empresa também terceirizada da VERACEL.

 

 Sindicato comemora 27 anos de história em defesa do trabalhador e da Agricultura Familiar

 

Nesta quarta-feira, 03 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Florestais e da Silvicultura (STTR) do Município de Eunápolis, comemora 27 anos de existência apresentando uma história de lutas sem tréguas em defesa da categoria, da Reforma Agrária, da Agricultura Familiar e do Meio Ambiente. Frutos de toda essa mobilização e jornada estão diversos assentamentos como o pioneiro Projeto Maravilha, a Roça do Povo, o Projeto Produzir e um dos mais novos que é o Assentamento Santa Maria, todos sob a Bandeira da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado da Bahia).

Ao dar a informação, o presidente do Sindicato Tico Lisboa, destaca que a data será marcada com as presenças, inclusive, de ex-dirigentes do STTR “porque graças à coragem, determinação e comprometimento integral deles na causa é que a entidade soma toda uma história positiva em sua longa trajetória de quase três decênios”.

Lisboa (Tico), que também é secretário de políticas agrícola e agrária da FETAG-Ba., faz o convite a toda a imprensa eunapolitana para que compareça à sede do Sindicato a partir das 11h00s da manhã, na Rua Pedro Calmon, 242, esquina com Avenida Norte/Sul (Paulo Souto), no centro de Eunápolis, para participar do almoço de confraternização de aniversário do STTR.

Antes desse gostoso e marcante momento, o Sindicato fará duas assembleias internas para escolhas dos nomes que comporão comissões responsáveis por processos eleitorais. A primeira ocorrerá às 08h00s e a segunda às 10h00s.

Por: Bento Quinto, em 01/06/2015.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui