A zona azul de Eunápolis começa no dia 10 de setembro

0
3078
Zé Eduardo mostrando os tablets, as agendas eletrônicas
Zé Eduardo mostrando os tablets, as agendas eletrônicas

Embora tenham tentado impugnar a licitação da Zona Azul, mas como a licitação foi feita sob a supervisão do Ministério Público, a intenção não vingou, e a chamada Zona Azul, vai mesmo começar no próximo mês.

Os trabalhos de sinalização já começaram, as placas já estão prontas e deverão começar a serem colocadas em breve.

 

A sinalização a ser implantada
A sinalização a ser implantada
As divisões a cores, mostram as etapas a serem seguidas
As divisões a cores, mostram as etapas a serem seguidas

Com a colocação da Zona Azul, deverão ser gerados de 15 a 20 empregos diretos, alguns flanelinhas que tiverem aptidão para o uso das agendas eletrônicas serão selecionados, pois já conhecem todo setor da cidade e inclusive já trabalham guardando carros pelas ruas da cidade.

O convênio já foi assinado e agora a guarda municipal já está apta para exercer a função legal de cuidar do trânsito, inclusive extrair multa e a Policia Militar também, agora é pra valer, quem estacionar na área da zona azul, e tentar ou realizar o pagamento dentre outras sanções, poderá ter inclusive o carro rebocado.

Mais informações sobre a Zona Azul
Mais informações sobre a Zona Azul
Os equipamentos a serem usados no trãnsito
Os equipamentos a serem usados no trãnsito

A reportagem do rota51, esteve no setor de trânsito da prefeitura e conversou com José Eduardo responsável pelo setor e este já mostrou um exemplar de uma “agenda eletrônica” que deverá ser usada nas áreas onde for instalada a Zona Azul.

Informações úteis
Informações úteis
A reportagem mostra o momento em que o sinal vermelho foi "avançado"
A reportagem mostra o momento em que o sinal vermelho foi “avançado”

A colocação dos equipamentos, será realizada em 3 etapas, e dentro em breve muita coisa irá mudar no trânsito da cidade, a começar pelas cargas e descargas na cidade, um caminhão para carga e descarga, poderá utilizar apenas espaços de dois carros, ou seja, só poderá ser feita por um caminhão ¾, como exemplo o antigo mercedinho 608, haverá radares para quem não respeitar o sinal vermelho, principalmente para os motoqueiros e quem não respeita, receberá em casa, um presente em forma de multa que vai doer nos bolsos de muita gente, por exemplo na tarde desta 3ª feira, na av Conselheiro Luiz Vianna, uma motoqueira “vazou” o sinal vermelho, em mais algum tempo, a multa vai chegar imediatamente, e quando começar a doer no bolso, o trânsito vai começar a melhorar na cidade.

O que é o Estacionamento Rotativo?

São áreas especiais de estacionamento remunerado, criadas em vias públicas previamente estudadas e planejadas em seus fluxos e com sinalização própria.

O Sistema Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas facilidades para estacionar, e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

O estacionamento rotativo é criado por lei municipal e as penalidades estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quando alguém ignora a lei e não paga o rotativo, seu veículo estará estacionado irregularmente, pois o CTB prevê no inciso XVII do seu artigo 181 que constitui infração de trânsito estacionar em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização, ou seja, onde existem placas informando que o estacionamento é regulamentado. Quem não pagar o “área azul” estacionou o seu veículo em desacordo com a lei e está sujeito à penalidade e medida administrativa previstas no CTB.

Quem deixa de pagar o estacionamento rotativo comete infração leve, cujas penalidades são uma multa de R$ 127,69 e a perda de 05 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o CTB prevê como medida administrativa a remoção do veículo.

Portanto respeite a sinalização e evite aborrecimentos. Trânsito Seguro é responsabilidade de todos. Faça sua parte!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui