Um projeto comunitário de agricultura familiar, localizado no distrito de Mundo Novo, município de Eunápolis, foi invadida, na última segunda-feira, 7, por integrantes do recém criado Movimento dos Trabalhadores Independentes (MTI). A bandeira do movimento está hasteada no local, juntamente com dois barracos construídos pela família do líder do grupo, sr. Wedson de Souza Santos, conhecido como Gazo. Gazo é funcionário público da prefeitura de Eunápolis.
A área invadida por Gazo está situada margem da BR 101 e foi cedida pela empresa Veracel Celulose, em regime de comodato, à Associação Comunitária de Mundo Novo para o desenvolvimento de projeto de agricultura familiar.
Este projeto beneficia diretamente 26 famílias da comunidade com o plantio de culturas agrícolas para subsistência e como uma oportunidade para geração de renda, com a venda de excedentes. Todos os beneficiários são membros de famílias de baixa renda, indicados pela Associação, e, aqueles com o perfil adequado para o projeto, foram selecionados pela CEPLAC que tem prestado assistência técnica ao projeto. “Os moradores selecionados para usar essa terra já foram capacitados, a área de plantio já foi cercada e arada e, agora que íamos iniciar os plantios fomos, surpreendidos da noite para o dia com essa invasão criminosa e irresponsável. Estamos sendo penalizados com essa situação, já que essa invasão está impedindo as famílias de fazer o plantio e ter um complemento importante em sua renda. Já fizemos o boletim de ocorrência para que esses barracos sejam retirados o mais rápido possível”, explica o sr. Carlos Mendes, líder da Associação Comunitária.
Com a ocupação da área pelos três familiares do sr. Gazo, a continuidade deste projeto social na comunidade ficará comprometida até que a área seja liberada para início das atividades de plantio.
Contato da Associação Comunitária de Mundo Novo: Carlos Mendes