A reportagem do rota51.com esteve nesta 6ª feira 01/09, na cidade de Belmonte, para registrar e conhecer de perto, um projeto especial, onde as crianças, recebem além do carinho, aulas de música e reforço escolar.
Por outro lado, a reportagem do rota51.com, passeou pela cidade e registrou antigos casarios, ou antigas casas que hoje estão abandonadas, incluindo um antigo hotel, imóveis estes, dignos de serem restaurados, para embelezar ainda mais a cidade. Por outro lado, a reportagem também registrou uma idade totalmente plana, com ruas, avenidas e quintais totalmente arborizados, enfim uma cidade ecologicamente perfeita, o local, onde o mar com fortes ondas, está empurrando a areia para dentro da cidade, sendo este um fenômeno, que só a fúria do mar pode explicar. A reportagem também visitou o “Museu de cadeiras brasileiras”, a arte de mostrar, algo especial que vem desde os primórdios do mundo, reportagem em todos os setores foi muito bem recebidas, nossos agradecimentos a todos.
Hoje, já em sua 3ª geração, estas crianças, mostram a força de vontade das pessoas que querem retira-las das ruas, para que tenham um futuro digno e altamente produtivo, como músicos e, futuros maestros na arte de tocar e encantar.
Estas crianças, donas de um potencial inigualável, mostram que, com o conhecimento musical de pessoas abnegadas e conhecedoras da arte de ensinar, tornam-se multi-instrumentistas, sabendo que, são alunas de pessoas que já foram alunas e hoje são multiplicadoras de conhecimento.
Estas crianças, já tocam por partituras vários instrumentos, tais como teclado, flautas, guitarras, violão e escaleta, e dentro em breve poderão serem reconhecidos como músicos profissionais, podendo integrar filarmônica Lyra, e quem sabe, se tornarem novos instrutores, formando outras gerações.
Entrevista com o presidente do projeto:
O que mais encanta a quem conhece este trabalho, vê que pé um projeto digno de receber apoio de várias instituições que têm como princípio, ajudar na educação de crianças, evitando que estas tenham os seus caminhos desviados, para um mundo nada convencional.
O projeto conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, Frutatlan, e a parceria de populares e da prefeitura municipal de Belmonte, são parcerias desta natureza, que mostram que ainda existe uma forma de ajudar crianças, mantendo um projeto musical, buscando perpetuar a tradição musical da Lyra Popular.
Exemplos desta envergadura, deveria ser seguido por todas as cidades circunvizinhas, e que Belmonte, de uma forma ou de outra, tem um trabalho que serve como espelho, pronto a ser visto e copiado, dependendo apenas da boa vontade de pessoas que ainda acreditam em um trabalho social sério e digno de ser apoiado.
Entrevista com Roberval Medeiros, o coordenador do projeto:
Por outro lado, o referido projeto existe em uma casa alugada, no bairro Bom jardim, onde registra-se com um pouco mais de intensidade, o tráfico de drogas, e o sonho de Val e todos os demais, é de terem uma sede própria, inclusive adquirindo, um lote ao lado, para que se tenha um espaço maior, para abrigar mais crianças, tanto para o reforço escolar como para serem os futuros músicos do projeto.
A reportagem do rota51.com, entrevistou o presidente da entidade Allan Gabriel, o gerente financeiro, e também o coordenador Roberval Medeiros “Val”, que falaram sobre o projeto e as intenções futuras, da LYRA POPULAR.