Nas primeiras horas desta segunda feira 28/04, informações deram conta de que a “Cadeia virou”, ou seja, rebelião no CPE (Conjunto Penal de Eunápolis), onde a mesa é administrada pela Reviver.
Assim que nossa equipe chegou ao local, identificou rapidamente, manilhas que faziam a famosa “barricada”, foram quebradas pelas esposas e familiares dos internos e era visível fumaça que vinha da parte interna, sinalizando queima de colchões. Após um período de espera, foi relatado que existem agentes feridos e internos que foram conduzidos para o hospital, mas não se tem informações verídicas sobre o estado de saúde deles.
Já existe uma contabilidade de 7 baixas, ou seja, 7 mortos, e segundo informações do interno que manteve contato, todos eles eram “Jack”, eram estupradores e disse o seguinte: “A gente tava aqui de boa, no nosso banho de sol, quando do nada a p… estoura e a guerra começa”. Queremos falar com o juiz, se não vai morrer mais gente aqui.
O conjunto penal de Eunápolis foi construído para abrigar 477 internos e a população carcerária atual já ultrapassou essa marca desde março de 2013. Pode-se imaginar que a superlotação seja também um dos motivos dessa rebelião.
Essa matéria será atualizada no decorrer do dia.