Quando o rota51.com, mostrou em uma matéria, o descaso para com a saúde, não imaginou que se transformaria em uma denúncia e consecutivamente num cabo de guerra, entre os opositores do prefeito Robério e a secretária de saúde, já que a denúncia teria sido por 2 mortes no HRE e como foi noticiado por toda a imprensa, porém, o que houve foi a forma como o assunto foi tratado, quando segundo as notícias, teria sido um descaso, uma incompetência, daqueles que poderiam ter salvo duas vidas.
Pode até ser que as duas vítimas viessem a óbito, mas o atendimento deveria ter sido feito e não foi, tanto o baleado quanto o acidentado, eles ficaram de um dia para o outro sem atendimento, e que quando este foi feito, confirmaram-se os óbitos. Isto não quer dizer que não falecem pessoas em hospitais, mas quando existem os atendimentos e, o paciente vem a óbito, pode-se considerar um acaso, mas quando mão existe atendimento e o paciente vem a óbito por negligencia, a coisa muda de figura.
E desde que a matéria foi lida na tribuna da Câmara, surgiram vários problemas; 1º foi a secretária quem se prontificou a dar esclarecimentos; depois ela voltou atrás e não falou mais nada, a reportagem do rota51.com foi até onde ela estava e ela não recebeu a reportagem, ela não era obrigada a tal, mas diante do quadro, ela poderia ter dado uma explicação; e na sessão desta 5ª feira 22/08, ia ser votado um requerimento, e não foi por falta de assinaturas, tanto que obrigou ao presidente da casa, o vereador Jorge Maécio, mostrar no regimento interno e na lei orgânica, quando e como estes requerimentos podem ser feitos, qualquer vereador, pode fazer o requerimento, mas tem que obedecer o que está na lei.
Agora uma coisa é certa, ou a secretária não t nada para explicar e se tentar faze-lo vai se complicar mais ainda, ou ela foi orientada pelo prefeito para que não fizesse isto, para não complicar ainda mais a sua vida, tanto a jurídica quanto a administrativa. O certo é que alguns vereadores são a favor do não pedido de explicação da secretária outros são a favor, pois isto tem uma relação muito grande com a verba da saúde e que não é pouca e, ao que tudo indica, não está sendo administrativamente muito bem aplicada. A saber que as verbas da saúde e educação, são as chamadas “verbas carimbadas”, e não pode sair um centavo, delas, para setores diferenciados e talvez, por isto, o prefeito tenha proibido a secretária de dar qualquer esclarecimento, e ela acabar se engasgando com o que não deve.
Quem fala desta situação, é o vereador Jota Batista, que como opositor, quer ver solucionada a situação e o povo eunapolitano, possa ter um HRE mais humano e menos problemático.
O que poderia melhorar o HRTE seriam os postos de saúde com atendimento perfeito, e a UPA funcionando, mas desde que foi construída, até há pouco tempo, estava toda escorada de madeira, (o rota51.com tem as fotos e a matéria) isto desde que terminou a obra da UPA, que a empresa faça um bom trabalho e que Deus coloque anjos para ajudar a população, segurando o que já nasceu mal feito.
Veja o vídeo de Jota Batista: https://youtu.be/ZcOxeREFXOQ

O que não entendo. Que na época do governo de Neto, os vereadores não saiam do Regional, afim de reclamar dos problemas. Foi uma confusão tremenda e nem foi por causa de mortes. E agora esses mesmos vereadores se calam diante dos acontecimentos!