A reportagem do rota51.com, nesta 5ª feira em Porto Seguro, fez uma verdadeira maratona histórica registrada nos livros de história, numa demonstração de que, a história do Brasil, jamais poderá ser esquecida, pelos fatos e acontecimentos registrados tanto nos livros nos pergaminhos da cidade histórica.
Da chegada dos portugueses, dos navios comandados por Pedro Álvares Cabral, à primeira missa, os registros são muito vastos. A reportagem começa no posto da PRF na Br 367, onde era feita uma triagem, de todos os ônibus de turismo que aportaram na cidade, com uma vistoria feita pelos agentes da PRF e da ANTT, para depois os ônibus seguirem viagem.
Em seguida, a reportagem foi até o marco “0”, onde se localiza ainda a primeira igreja da então recém descoberta terra dos Pataxós, verdadeiros donos, pois foram estes, que receberam Pedro Álvares Cabral e toda a sua comitiva, e também onde foi construída a primeira cadeia do local.
Depois a reportagem foi até Coroa Vermelha, onde está o símbolo do cristianismo no Brasil a Cruz onde foi celebrada a primeira missa. a primeira missa no brasil foi celebrada, pelo frade e bispo português, Frei Henrique de Coimbra, no dia 26 de abril de 1500 (6 de maio, no calendário atual), um domingo, na praia de Coroa Vermelha, no litoral da Bahia.
Neste local foram feitos registros, deste marco histórico, onde gente do Brasil e do resto do mundo, vem conhecer, estes registros, muito significativos da história deste país. O rota51.com, além dos registros fotográficos, fez vídeos, em uma amostragem que busca rememorar o quanto é valioso e significativo, estudar bem a história do Brasil, rica em seus mínimos detalhes e, foi isto que o rota51.com, mais uma vez, mostra a importância de um país, que passou pelo seu descobrimento, as lutas, a posse pelos portugueses, as capitanias hereditárias, indo para Minas Gerais passando pela Inconfidência Mineira, para que hoje, a história do Brasil possa ser mostrada em seus mínimos detalhes.
A equipe do rota51.com, os youtubers Oslain Brito e Francisco, vindos de Brasília e São Paulo, para também fazerem seus registros e mostrar para ao mundo inteiro, através de seus canais no Youtube, a beleza de um país, que mesmo aos 522 anos, ainda encanta a todos e ao mundo inteiro.
Estes repórteres foram amigavelmente recebidos pelos proprietários do restaurante “esquina do Sabor”, que colocou a disposição da equipe, toda a sua cozinha, e uma culinária incrível, típica de uma região, que recebe de braços abertos, a todos, não importando a origem, mas o mais importante, é executar um serviço de primeira grandeza da culinária porto segurense. O restaurante “Esquina do Sabor” fica na travessa Manoel 60 no centro, com os telefones (73) 3268-1927 e 99860-6519.