
Como sempre depois da chamada nominal, depois de feita a oração do dia, foi lida a ata da sessão anterior pelo diretor legislativo Milton Guerreiro que foi aprovada por todos os vereadores, foi lida a Ordem do Dia e em seguida o intervalo regimental.
Foi feito também 1 minuto de silencio, pelo falecimento de um jovem em Guaratinga, parente do vereador Jota Batista, e da progenitora do vereador Vavá da farmácia.
No retorno aos trabalhos, falou por 10 minutos o presidente da associação de agentes de saúde e endemias, SINDIACSCER, Tobias Albino dos Santos, que falou da conquista da lei federal 13.342/2016 sobre a insalubridade e aposentadoria especial dos agentes de saúde
e endemias, a íntegra do discurso está na pauta do dia, nesta matéria.
Depois foi a vez do Dr. Raimundo Washington Leal Jr., que abordou o mesmo tema, dando conta de que o projeto de incentivo financeiro, o PQA-VS, para funcionários municipais, vem de encontro a uma realidade ainda não discutida, pois é de suma importância que todos os funcionários sejam submetidos a um exame de capacitação e funcionalidade, quando se coloca o funcionário em seu devido lugar, evitando faltas, excesso de atestados, além de cuidar melhor da saúde de todos e, que a insalubridade, a criação de um núcleo de saúde e segurança no trabalho, é de extrema necessidade, este projeto defendido por todos os vereadores, é de extrema necessidade e parabenizou o vereador Jorge Maécio, pela defesa dos projetos 14 e 15/2019, de autoria do executivo municipal.
Ordem do Dia, com projetos e indicações votadas e aprovadas:
Como não houve o pequeno expediente, vários vereadores falaram no grande expediente, falou o vereador Luizinho, parabenizando os agentes de saúde e endemias, e depois defendeu a sua indicação, para que o município possa custear cursos de capacitação e atualização para funcionários concursados, e que trabalham no setor de saúde do município.
Depois foi a vez do vereador Paulo Brasil suscitar a antiga novela de cuidar do Rio Buranhém, quando já houveram várias audiências públicas, foram denunciados fazendeiros que construíram várias lagoas para irrigação em suas fazendas, o rio já secou, voltou a se tornar um rio caudaloso com as chuvas mais recentes, e quando as chuvas cessarem, o rio voltará a secar e nada foi feito até o momento, nenhuma providência foi tomada, a saber que o rio Buranhém nasce em Minas Gerais e com o passar do tempo agoniza ainda mais, só existe, só existe uma coisa correta que o referido vereador falou; “que o rio Buranhém pede socorro”, no resto, ainda está pra acontecer alguma coisa em favor do rio, principalmente quando os fazendeiros, refazerem suas barragens e deixar que elas sangrem, e continue sendo o mesmo rio de alguns anos anteriores. Com relação ao rio Buranhém, estes discursos datam desde que Claudionor Nunes era o presidente da CME e que quase custou o seu mandato.
Jorge Maécio também abordou o assunto do rio Buranhém, falou sobre a insalubridade do profissionais municipais, e lembrou que o Projeto de Incentivo Financeiro, referente ao Programa Nacional de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, projetos 14 e 15 do executivo.
Já o vereador Arthur Dapé, falou da insalubridade e apoiou o vereador Ramos Filho, quando estre defendeu seu direito de defender o cidadão, dizendo que não faz politicagem, Arthur Dapé, defendeu mais uma vez o pagamento de insalubridade, parabenizando aos agentes de saúde e endemias, pela defesa dos seus direitos.
Ramos Filho defendeu o seu legítimo direito de defender o cidadão, dizendo que ele, Ramos Filho, não está fazendo politicagem, mas defende o seu direito de defender o cidadão, na defesa de seus direitos, o rota51.com, gravou o discurso do vereador, que está postando em um vídeo ao final desta matéria. (O EDITOR DO ROTA51.COM, PEDE DESCULPAS PELO ERRO EM RELAÇÃO AO VÍDEO APRESENTADO). “Agora vejam e ouçam o vídeo do vereador Ramos Filho: https://youtu.be/hRdmVyNVGQ0
Daniel Queiroz, falou sobre a falta de emprego que é muito ruim para o município, defendeu os agentes de saúde, e se colocou ao dispor de todos, na defesa de seus direitos.
Mais uma vez o Vereador Gildair da Telha Sul, fez o seu pronunciamento e, salientou que todos tem o direito de votar e ser votado, parabenizou, os agentes de saúde, nominando 3 deles que poderão se candidatar na próxima eleição e parabenizou o vereador Ramos Filho pela sua inteligência e capacidade para representar Eunápolis em uma chapa para prefeito, e foi mais além, Gildair disse que a capacidade de Ramos Filho o precede, pois se não fosse competente para administrar uma cidade, também não o seria para administrar o que seu pai, deixou, pois muito ao contrário, além de administrar bem, ainda está aumentando patrimônio e isto o credencia ao cargo máximo administrativo de Eunápolis e defendeu seu direito de discursar, do jeito que bem lhe aprouver. Em aparte o vereador Paulo Brasil, defendeu o que disse na sessão passada quando criticou a politicagem na tribuna da Câmara, a saber que durante o tempo em que foi presidente do legislativo, Paulo Brasil pouco usou a tribuna como está usando agora.
Lembrando a todos que, todas as sessões da CME, são transmitidas pelo Facebook, é só acessarem este endereço, pois pela web, os discursos são na íntegra e sem cortes indesejados:
Acessem: https://www.facebook.com/legislativoeunapolis/videos/962815667390682/
Na próxima seção do dia 05/09, além da seção ordinária, haverão mais duas seções extraordinárias, para a votação dos projetos em pauta, a próxima seção será na primeira 5ª feira do mês de setembro, na sede da CME às 08h 30m, na av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.













































