
Muita gente reclama da saúde de Eunápolis, principalmente no que concerne ao HRE e Postos de Saúde, mas, no entanto, ninguém, busca maiores informações de como anda a verdadeira saúde da cidade e região, especificamente quando se fala em saúde epidemiológica em toda a região pertencente a Eunápolis.
O HRE recebe pacientes de toda região, sendo esta pactuada ou não, da mesma forma todas as farmácias da cidade liberam medicamentos para todos que vêm de fora, muitos chegam até arrumarem contas de água e luz, dizendo que moram na casa de parentes e com isto obter as benesses do município.
Recentemente na 8ª DIRES, aconteceu um encontro para mostrar o que está sendo feito com relação a diagnósticos e tratamento de pacientes portadores de hanseníase, incluindo menores de idade. E alguns dados estão sendo mostrados na galeria de fotos, quando uma estatística mostra o que está sendo feito em toda a região.
No combate a hanseníase, um dos nomes citados foi o de Larissa Altoé, como sendo uma das grandes guerreiras da região no combate a doença, Berenice Oliveira técnica da 8ª DIRES, e Katiane Laurentino Coordenadora de saúde e Kelly Rebouças do departamento de vigilância epidemiológica,

A Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis , base regional e municípios circunvizinhos sediaram hoje início da visita técnica e avaliação do Ministério da Saúde, Jurema Guerrieri Brandão, consultores internacionais da NLR Amsterdã, Dr Henk Eggens e Dra. Lisbeth Mieras, juntamente com a assessora técnica, Dra. Rejane Almeida, da NHR Brasil uma organização não-governamental holandesa que apóia iniciativas de combate à hanseníase nos municípios do Extremo Sul da Bahia. Esta região foi escolhida para receber uma visita de campo dos avaliadores em decorrência do excelente trabalho desenvolvido desde o ano de 2012 em parceria com a NHR Brasil.
Seguindo uma agenda, holandesa, hoje ocorreu uma reunião com apresentação dos êxitos obtidos pelos municípios e vistoria in loco ao município de Eunápolis, onde sucedeu visita a um paciente e profissionais beneficiados pelo projeto e inspeção ao prédio do Laboratório Municipal de Saúde Pública e futura instalação da oficina de avaliação de marcha e confecção de órteses simples municipal. Os municípios de Itabela, Itapebi e Porto Seguro entre os dias 03 e 04 estarão recebendo visita de campo dos avaliadores.
Informações: Berenice Oliveira, técnica da 8ª Dires, Katiane Santana Laurentino, Coordenadora Vigilância em Saúde, Kelly Rebouças, Diretora Departamento Vigilância Epidemiológica.
FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=927]