Duas pessoas comentaram no facebook, o uso das UPA’s como hospital de campanha ou até mesmo como ajuda no combate ao coronavírus, a reportagem do rota51.com, como sempre fez o seu comentário e, resolveu mostrar como está a UPA de Eunápolis no bairro Rosa Neto.
A referia UPA, “Unidade de Pronto Atendimento” na realidade foi construída e nunca funcionou, logo depois de pronta o teto começou a cair, algumas pessoas chegaram a comentar que era o “forro de gesso”, se fosse só o forro de gesso, este já deveria ter sido trocado, mas não é.
A referida UPA, poderia sim e muito bem, estar sendo usada no auxílio ao combate do COVID 19, mas agora, e desde que foi construída, só pode ser utilizada como depósito, como mostra a última matéria feita no local pelo rota51.com, aliás o único portal de notícias a ter mostrado a realidade de saúde de Eunápolis. Na época em que foi prefeito, Neto Guerrieri determinou que ela fosse restaurada, Dr. Mário Gontijo até iniciou uma tentativa de reestruturação, chegou a comprar um gerador para a referida unidade, mas não teve como terminar o trabalho, pois a UPA de Eunápolis tem que ser demolida e construída outra no local.
Foi muito bem lembrada a UPA, neste contexto de pandemia, mas infelizmente, o dinheiro gasto, não foi suficiente para construir uma unidade de saúde, bem feita e capaz de receber pessoas para o seu pronto atendimento. OBS: Por não ter contato e pedir autorização dos nomes das pessoas que fizeram as suas publicações no facebook, seus nomes tiveram de ser suprimidos). MS o questionamento existe, inclusive mostrando uma UPA de Itamaraju.
https://www.rota51.com/home/upa-do-bairro-rosa-neto-obra-iniciada-ha-mais-de-dez-anos-configura-o-maior-desperdicio-de-dinheiro-ja-visto-em-eunapolis/
Na verdade, essa estrutura, a qual me recuso a chamar de UPA, mais parece uma Posto de Saúde “mal feito”. Pelo que se sabe, foi aproveitada uma estrutura antiga e inacabada que utilizou recursos devolvidos da Câmara de vereadores e nunca terminada. O dinheiro foi desviado e nunca se terminou o referido posto.
Se tem de colocar uma UPA para funcionar aqui, tem de ser construída outra, em outro lugar e feita de forma correta. Essa que está aí somente serve para ser um posto de saúde e não um mini hospital, como chamam. Além disso, onde estão os equipamentos já encaminhados pelo governo do estado?
Lucas, até então ninguém tinha lembrado, foi só eu fazer uma matéria e postar que ja lembraram de fazer ali, um posto de saúde. Mas se fizerem, vai valer a pena. Obrigado pelo seu acesso ao rota51.com, e se você ler toda a matéria, você vai ver o quanto a câmara doou, matéria no fim desta que foce leu.
Além do mais, a arquitetura dessa chamada UPA, é horrível, muito feia, mais parece um desenho feito por um pedreiro qualquer, não desmerecendo os profissionais da construação. Até uma criança criaria uma fachada e estrutura melhor.
É horrível aquilo ali…