
O MM juiz Dr. Otaviano Sobrinho marcou para esta 2ª feira 18/05, o júri mais esperado dos últimos anos da região, que seria dos acusados da morte do radialista Ronaldo Santana. O crime aconteceu no dia 09 de outubro de 1997, quando Ronaldo Santana vinha de casa, no bairro Gusmão por volta de 06h30m para iniciar na rádio Jornal o seu programa de todos os dias, quando sofreu o atentado.
De lá para cá, a sociedade sempre esperou pela marcação de um júri que pudesse condenar ou inocentar os causados; Paulo Ernesto Ribeiro da Silva o ex-prefeito Paulo Dapé, Antônio Oliveira Santos, Valdenir Batista Oliveira e Maria José Ferreira Souza.
Anteriormente havia sido marcado o julgamento de Antonio Oliveira Santos, mas Paulo Dapé interpôs um recurso para que todos fossem julgados no mesmo dia e isto foi marcado, para esta 2ª feira 18/05, porém os representantes do Ministério Público Estadual, Dr João Alves e Dr Dinalmari Mendonça Messias, por questões outras, se pronunciaram como “incompetentes” para tal julgamento e, o mesmo foi adiado.
O MM Juiz Dr Otaviano Sobrinho cumpriu todas as formalidades forenses, chamou os acusados, fez a chamada dos jurados, muitos faltaram, mas não foram penalizados pelo fato do adiamento do júri, junto aos advogados de defesa fez uma nova relação de testemunhas, já que algumas testemunhas haviam morrido e depois de todo ritual cumprido, o júri foi finalizado e uma nova data marcada.

Desta vez, um novo promotor de justiça, o Dr. Davi Gallo Barouh de Salvador, já foi nomeado e este terá alguns dias para fazer a leitura de todo processo que deve ter no mínimo umas 3 mil páginas, para depois proceder o julgamento.
Como cabe ao Juiz Presidente do Júri marcar a data do novo julgamento, este acontecerá no próximo dia 15 de junho de 2015, às 08hs.
Dr. Otaviano fala de procedimentos e elogia o rota51.com pelo comportamento na arte de informar.
Durante os procedimentos oficiais do júri, o MM. Juiz Dr. Otaviano Sobrinho, disse que os interessados em participar como ouvintes, do júri, deveriam se inscrever com antecedência para terem um lugar garantido no salão do júri, estipulando desta forma um numero considerável de ouvintes, depois o magistrado anunciou que apenas 5 veículos de comunicação estariam aptos a cobrir jornalisticamente o júri, após um sorteio feito no dia, mas que uma destas vagas estaria reservada ao rota51.com pelo fato de ser o único portal de noticias, a fazer a cobertura de todos os julgamentos independente da importância dos mesmos, servindo como elo de ligação direta entre o judiciário e a sociedade.

Esta atitude do MM Juiz Dr. Otaviano Sobrinho, veio de fato coroar de êxito o trabalho realizado pelo site, o que envaidece muito a diretoria do site e com isto enobrece, premia e serve como estímulo para que “possamos” continuar dando a nossa humilde contribuição à sociedade, mostrando o que acontece no judiciário local. Pelo reconhecimento, o jornalista Paulo Barbosa DRT 4200, honradamente agradece ao MM juiz pelo reconhecimento ao site feito por este importante magistrado.
Foto gentilmente cedida por Jacinto Rodrigues-fotógrafo