A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora hoje (31) o Dia Mundial sem Tabaco com a campanha “Comprometa-se a parar de fumar”, visando a promover uma mobilização global para combater o hábito de fumar.
Cada país, cada setor da sociedade e instituições ajudam a sensibilizar as pessoas de que fumar faz mal à saúde e que é fundamental deixar o hábito.
Com esse objetivo, a equipe da DANT – Doenças de Agravos Não Transmissíveis – e Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde de Porto Seguro orientou a população na manhã desta segunda-feira (31/05) no Aeroporto Internacional e na Rodoviária sobre os malefícios do tabaco, mostrando a importância de parar de fumar e o mal que esse hábito faz à saúde da própria pessoa e dos outros.
Para quem decide parar de fumar é muito importante ter apoio de quem está próximo, da família, dos amigos. Para os dependentes, é recomendado que não devem ter vergonha mas, ao contrário, precisam exteriorizar a vontade de parar de fumar, porque obterão ajuda.
O Sistema Único de Saúde (SUS), conta com o Programa “Deixando de Fumar Sem Mistério” em todas as ESF ( Estratégia de Saúde da Família) em Porto Seguro, há orientações e profissionais qualificados para ajudar quem quer deixar de fumar.
Os Agentes de Saúde, de maneira geral, iniciam as abordagens, conversam, compreendem o grau de dependência do fumante qual o melhor caminho a seguir.
Dia Mundial de Combate ao Fumo.
