
O ano de 2014, foi coroado de êxito, quando a Secretaria de Agricultura que tem como secretário o produtor rural Junior Bahia, em convênio com MDS Ministério do Desenvolvimento e Combate a Pobreza, e com a anuência do prefeito Neto Guerrieri, que tem feito todos os esforços, para fazer uma administração justa e honesta, tanto que teve todas as suas contas publicadas e aprovadas, fez com que a referida secretaria, adquirisse alimentos da agricultura familiar e ao mesmo tempo entregasse a todas as instituições filantrópicas de Eunápolis, permitindo assim que as crianças que estivesse sob os cuidados destas entidades, tivessem uma alimentação nobre e regular.

O PAA é um programa do Governo Federal que tem em torno de si, uma fiscalização específica, pois quando um produtor da agricultura familiar entrega seus produtos na secretaria, este recebe um recibo e vai até a Receita Federal, onde é emitida uma nota fiscal para depois ir ao banco e com um cartão específico retirar o seu pagamento.
No princípio do mês de agosto, a Secretaria de Agricultura recebeu o sinal verde e já começou a receber os alimentos, a partir desta 2ª feira 24/08. Ao todo são 191 produtores cadastrados sendo que destes, 66 são novos cadastrados e, as entidades cadastradas são 17, 5 delas ficaram de fora por falta da documentação exigida tanto pelo Ministério como pela Secretaria de Ação Social e, todas as entidades necessitadas em receber os alimentos, primeiros precisam levar a documentação na Secretaria de Ação Social, fazer o seu cadastro para depois receberem as doações e, dentre as que entregaram a documentação estão APAE, SOS VIDA, Creche Irmã Terezinha, dentre outras.

Para o ano de 2015/2016, cujas compras iniciaram em 24/08 e vão até 24/09/2016, a verba liberada pelo Ministério foi de 720. 148,70 e, cada produtor rural terá o poder de compra para este ano no valor de R$ 6.500,00, o que chegar a esta cota terá de sair e dar lugar a outro produtor/vendedor.
Na Secretaria de Agricultura o coordenador do programa é o técnico agrícola Adjaci Barbosa Neto e tem como administrador o engenheiro agrônomo Elber Lima dos Santos mais conhecido como “Binho”. Atualmente os produtos comprados são apenas os 29 itens “in natura”, porém os ítens como bolos, biscoitos ou outros manufaturados precisam do selo SIM que é expedido pela Vigilância Sanitária.
Embora este programa seja do Governo Federal, e supervisionado pelo Secretário de Agricultura Junior Bahia, ele primeiro passa pelo crivo do prefeito Neto Guerrieri que em sua visão de administrador, ele só assina o “OK” depois de ver de perto o que está acontecendo à sua volta e, é por isto que suas contas são todas aprovadas e de acordo com informações, quando neto Guerrieri vai até o governo do Estado ou o Governo Federal, ele já foi denominado nos meios políticos e governamentais, de “O honesto”, isto pelo fato de ser único que publica em out doors espalhados pela cidade a sua prestação pública de contas o que tem causado, algumas insatisfações diante de outros políticos e, segundo as mesmas informações é que, vários partidos estão querendo a sua assinatura para uma nova filiação.