• Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72
Rota 51 - Notícias em tempo Real.
  • Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72
No Result
View All Result
Rota 51 - Notícias em tempo Real.
No Result
View All Result

Simulações de coberturas jornalísticas em áreas conflagradas marcam segundo dia do Workshop De Olho na Segurança Pública

A capacitação também discutiu limites éticos, preservação de vidas e boas práticas na atuação jornalística em cenários de risco

Paulo Barbosa Por Paulo Barbosa
28/02/2026
in Administração, Civil, Especial, Notícias, PM/PETO/RONDESP/CAEMA, Polícia, Segurança
0
0
COMPARTILHE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Jornalistas e comunicadores participaram, nesta sexta-feira (26), do segundo dia do Workshop De Olho na Segurança Pública, promovido pela Polícia Civil da Bahia, em uma experiência imersiva com simulações controladas de ocorrências de segurança pública complexas. As atividades incluíram patrulhamento em área conflagrada, preservação de local de crime, gerenciamento de crise com reféns, operações de busca e salvamento, além da cobertura de conflitos e manifestações urbanas.

A ação aconteceu na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), próximo ao Aeroporto Internacional de Salvador. As atividades práticas do workshop foram ministradas por integrantes das equipes da Polícia Civil da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Militar da Bahia e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O repórter Müller Nunes, que atua diretamente nas pautas policiais, esteve presente nos dois dias do evento e relatou a visão dos profissionais sobre a capacitação: “É muito importante que a gente não faça apenas jornalismo, mas reflita também sobre o fazer jornalístico. Cobrir segurança pública é um cotidiano em nosso estado, e nada melhor do que aprender com profissionais da segurança, construindo uma comunicação segura e respeitosa.”

O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, esteve presente neste segundo dia e destacou: “Hoje, no exercício prático, os operadores dos veículos de comunicação puderam receber as melhores técnicas com o intuito de preservar a segurança no exercício da atividade. Na data de ontem, foram debatidas, de forma teórica, as atividades de comunicação, e hoje podemos vê-las na prática, criando um vínculo responsável entre as forças de segurança e os meios de comunicação.”

O evento, realizado ao longo de dois dias, ocorreu de forma inédita por meio da Academia da Polícia Civil (Acadepol), em parceria com forças de segurança, entidades de classe e instituições acadêmicas, com o objetivo de qualificar a atuação de profissionais em pautas relacionadas à segurança pública, com foco em segurança, ética e responsabilidade social.





Na quinta-feira (25), membros das forças de segurança, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e da Associação Baiana de Imprensa (ABI), juntamente com estudantes e profissionais de jornalismo, estiveram no Cineteatro 2 de Julho, participando de palestras e painéis sobre os temas discutidos.

O delegado diretor da Acadepol, Jackson Carvalho, mediou um dos painéis, que contou com a presença do jornalista Mauro Anchieta, um dos principais nomes da editoria policial no estado. O delegado destacou: “Com este workshop, damos um passo importante na construção de uma relação cada vez mais madura, técnica e responsável entre as forças de segurança e os jornalistas, debatendo conceitos éticos e jurídicos da cobertura em segurança pública e promovendo não só o discurso, mas também a prática.”

Guilherme Santos / Ascom-PCBA

Paulo Barbosa

Paulo Barbosa

Next Post
Operação Sisal Forte prende 15 foragidos e apreende adolescente em ação integrada na Bahia e em Sergipe

Operação Sisal Forte prende 15 foragidos e apreende adolescente em ação integrada na Bahia e em Sergipe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Rota51 - Todos Direitos Reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Eunápolis
  • POLÍTICA
  • POLÍCIA
  • Saúde
  • Ação Social
  • MODA
  • P. R. Barbosa MARKETING ME CNPJ 08.488.519/0001-72

© 2025 Rota51 - Todos Direitos Reservados.