
A cidade precisa de um contingente maior de policiais e, parte deste contingente da PM está alocado nas cidades de Itapebi, Itagimirim, Itabela, Guaratinga e Eunápolis, por isto o policiamento é altamente deficiente, e a violência ainda ronda as ruas, casas comerciais e residências, mas isto está chegando ao fim com o novo curso de soldados que está sendo ministrado em Eunápolis, nas salas de aulas da 7ª CIPM.
Ao todo serão 37 novos policiais, que a partir de janeiro, estará nas ruas, formando duplas, e sendo chamadas de “Cosme e Damião” como antigamente, estes policiais estarão nas ruas, mercados e áreas comerciais mais atingidas pela onde de arrombamentos e assaltos.

Estes novos policiais são do concurso de 2005/05 e, esta retomada de CIA instrutora, foi graças ao trabalho intenso do CMT Major Cleber que buscou junto a representatividades politicas da região, um apoio imprescindível para que isto viesse acontecer.
A 7ª CIPM recebeu recentemente apoio e elogios do Secretário de Segurança, pela diminuição da violencia, fazendo com que o alto índice de mortes, caísse bastante, das aproximadamente 75 mortes em 2014, em 2015 foram registradas apenas 45 mortes, causadas pelo tráfico de drogas. Esta redução foi graças ao trabalho do serviço de inteligência da PM sob o comando do Major Cleber e seus 9 oficiais e 5 sub oficiais, dentre eles o sub comando do Cap. Tiago.
Segundo o major Cleber um dos maiores gargalos que ele ainda tem, é a falta de PO ou seja, do Policiamento Ostensivo a pé, enquanto isto as viaturas e as motos ficam de “’stand by” no aguardo de qualquer comunicação de ocorrência no centro ou bairros da cidade. Por outro lado o CMT da 7ª CIPM, Major Cleber disse estar muito satisfeito por Eunápolis ter sido novamente tido como cidade sede para cursos de formação para novos policiais.
Mais uma coisa ainda é preocupante, depois de 6 meses, estes novos policiais podem ir atrás de políticos influentes de suas regiões e solicitarem destes, as suas remoções para suas cidades de origem e, Eunápolis ficará novamente com a mesma quantidade de policiais de agora.

É preciso que o Governo do Estado tenha uma visão de segurança mais ampla parta que determine ao Comando geral da PM e ao Secretário de segurança, que mantenha um efetivo na cidade, de pelo menos uns 140 homens, sem contar os que são enviados para as demais cidades supra citadas, ou então transformar a 7ª CIPM em um batalhão e as demais cidades em CIAs independentes, para que elas tenham seus próprios efetivos, mas isto não está nos planos do Governo do Estado, que abandonou a região, à sua própria sorte, uma cidade de pouco mais de 110 mil habitantes, que só é vista pelo Governo Estadual petista, na hora de pedir votos e, com isto, desprestigiando inclusive a ala petista da região, por outro lado a região está esperando que os deputados que representam Eunápolis, tenham um pouco mais de sensibilidade, no que toca suas responsabilidades junto ao governo do Estado, para que pelo menos a PM de Eunápolis tenha uma comunicação mais eficiente, pois pelo que a reportagem vê e observa atentamente, que até os rádios de comunicação ainda existente, foram doados pela CDL há alguns anos atrás, também fato acontecido no governo petista de Jaques Wagner, outro que abandonou a região durante seus 8 anos de governo, e Eunápolis só não está pior, devido ao fato de ter um comando com suas atenções totalmente voltadas para a segurança da cidade e contar com policiais altamente operacionais e que vestem a farda, não só da PM, mas também a da sociedade totalmente exposta aos índices de violência ainda existentes na região. Por outro lado, ressalta-se que, como todos os 37 alunos são de outras cidades, eles ficam em alojamento da CIA e utilizam o serviço de restaurante do próprio quartel, isto para um melhor aproveitamento do tempo que precisam para as instruções em salas de aula, que são ministradas por oficiais e futuramente por civis da sociedade local.
FOTOS: PBarbosa











