
Com a presença de professores e coordenadores do EJA, aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a Jornada Pedagógica de jovens, adultos e crianças.
A iniciar a jornada, a canção Tocando em Frente, foi cantada por dois professores, Antônio Sérgio e Antônio Dias, logo em seguida a professora Nicácia Patrícia, que foi a mestre de cerimônias, formou a mesa chamando as professoras Geane e Maria do Carmo e a Secretária de Educação a profª Adail Brito, quando na oportunidade a profª Adail Brito, fez a abertura da cerimônia, falando a todos os presentes, dizendo que se sente feliz por ter trabalhado com professores competentes e que somente fizeram o trabalho da educação brilhar mais ainda, e que de uns tempos para cá, tem se sentido muito emotiva, e trabalhar com esta equipe, é pra ela, uma realização, não deixando de destacar o apoio recebido do prefeito Neto Guerrieri, pois

este, sempre buscando fazer uma educação melhor, deu todo apoio não só a ela secretária, mas também a todos os professores da rede municipal de ensino. A profª. Adail Brito citou que este curso, o EJA, vem muitas vezes proporcionar a pessoas que trabalham durante todo dia e a semana inteira, um retorno às salas de aulas, de forma semestral, por outro lado, disse que, como professora estadual, em Eunápolis hoje, é mais vantagem ser professor municipal que estadual e graças ao prefeito Neto Guerrieri.

Logo a seguir desfez-se a mesa, para a palestre do professor Geraldo Ferreira dos Santos, doutorando em educação na linha de pesquisa de formação de professores da Universidade Federal do Espírito Santo, que na sala palestra, mostrou-se realmente um profissional do ensino muito focado com a educação, principalmente nos dias de hoje, quando em muitos setores o ensino deixa um pouco a desejar, buscando a história da educação desde os seus primórdios, Geraldo, traçou paralelos simples, mas muito bem sedimentados, sobre o valor da educação da sua aplicabilidade nas salas de aula, falou d busca constante do aprendizado com as pessoas m ais simples e de como fazer com que este aprendizado, chega a níveis superiores, pois é uma busca constante do aprender e ensinar e vice versa.

O professor Geraldo, lembrou que por inúmeras razões, muitos jovens param de estudar ou de completar seus estudos, ou até mesmo para fazerem suas graduações, pós, doutorado e, por isto retornam às salas de aulas, para estudarem à noite e, é neste momento, que o professor precisa estar antenado ás condições de ensino para estes alunos e alunas.
Logo após terminada a palestra, uma pena que muitos professores, ao invés de ouvir uma palestra tão interessante e instrutiva, ficaram no celular, com certeza no WhatsApp ou nas mensagens, recebendo e respondendo, o que com certeza, não vão aplicar nas salas de aula, mas para muitos, ou a maioria, a palestra foi altamente competente e estiveram todo o tempo de olho no professor, que citou vários estudiosos na forma de aprender e ensinar, principalmente citando inúmeras vezes Paulo Freire.

Logo após a palestra, várias professoras e professores foram chamados para serem homenageados, e receberam uma lembrança na participação nesta Jornada Pedagógica, no ensino de jovens, adultos e crianças.
A presença do prof. Geraldo, foi uma indicação da professora, também mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em educação de jovens e adultos e educação social, portanto como vêm, a educação em Eunápolis, é uma soma de competências a serviço do ensino em qualquer necessidade.
FOTOS: rota51.com