
O homem é o senhor do seu tempo, desde que ele não permita que sua inteligência seja cerceada por este mesmo tempo.
Foi desta forma que o prof. Ivan Clementino de Souza, lançou o seu livro “O princípio Jurídico de subsidiariedade”, que trata de uma reflexão entre as pessoa humana e do Estado. É desta forma que todos precisam entender que entre a pessoa humana e o estado, precisam se harmonizar dentro de um conceito sólido, tendo como base, o direito de cada uma e que cada um, saiba percorrer o seu caminho com equidade e respeito.


Este não é mais um livro a ser lançado, mas sim uma obra para estar dentro das bibliotecas jurídicas, para quem quer entender as relações humanas diante de fatos simples ou dantescos, isto depende de quem faz as interpretações de cada um, por isto o ser humano precisa antes de tudo, fazer uma viagem introspectiva, para poder revelar os seus reais valores.


O pro. Ivan, quer mostrar neste livro, que o ser humano poder vivenciar as suas relações e fazer delas um mundo maravilhoso ou então criar tendências nefastas par o seu próprio meio. O homem como senhor do seu tempo, pode ter reflexões danosas ao meio em que vice, sem que o estado possa interferir, mas a necessidade em conhecer o conteúdo do livro, é preciso ler, entender, buscar mediações dentro de um contexto pedagógico, onde tudo pode acontecer, dependendo da forma que cada visão permite um conhecimento mais aprofundado do seu próprio eu.


Neste lançamento, estiveram alunos de vários semestres de direito, professores das várias áreas do direito e, principalmente da reitora da faculdade a prof. Ademilde Fadine, para esta noite de autógrafos, houve um coquetel, onde todos puderam se deliciar e degustar bebidas apropriadas para o evento.
Portanto, “O Princípio Jurídico de subsidiariedade”, é um marco literário, que ao ser lido, leva o leitor a uma reflexão mais aprofundada, dentro de uma narrativa de direito, onde exercer o direito, não é apenas uma forma de imaginar um fato, mas sim uma forma de objetar as várias nuances de uma direcionada performance ao seu profundo conhecimento.